21.1.11

O Brilhante Javier Barden


Hoje estréia Biutiful, do maravilhoso diretor mexicano Alejandro Gonzales Inarritu que também dirigiu Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. Vou assisti-lo logo mais e aproveitando a deixa quero registrar aqui um pouco da historia d astro principal da trama, Javier Bardem.
Antes de se tornar ator, Javier jogou Rugby profissionalmente pela seleção espanhola e aos onze anos fez uma pena participação ao lado da Mãe.
Por este mesmo filme, ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes ano passado e pela sua brilhante atuação em Onde os fracos não tem vez, dos irmãos Coen, papou o Oscar, Globo de ouro e mais alguns outros prêmios menores e foi indicado para diversos prêmios também em outros filmes.
Despontou em Hollywood após sua participação em Antes de anoitecer onde fez o papel do poeta cubano gay Reynaldo Arenas, filme este excelente que tem uma pequena participação de Johnny Depp como travesti que eu ja comentei por aqui.
Como quase todo bom ator latino, também ja atuou com o mestre Almodovar em carne tremula.
Mas o papel que eu mais gostei dele foi em Mar Adentro que também ja comentei por aqui. Neste filme ele expõe todas as complexidades de um tetraplégico que luta por seu direito de cometer eutanasia. Este filme e divino e ele atua como ninguém.
Também gosto muito dele em Amor em tempos de Cólera baseado na obra de Gabriel Garcia Marques que se passa na encantadora Cartagena que eu sonho um dia conhecer.
Onde os fracos não tem vez talvez seja seu papel mais expressivo mundialmente, juro que sairia correndo se eu encontrasse com o seu personagem no meio da rua.
Em Vicky Cristina Barcelona ele mostra todo seu charme e nos faz rir numa das melhores comedia de Woddy Allen e também neste filme ele conhece e se apaixona por sua mulher, Penelope Cruz.
Decepção apenas ao vê-lo tentando falar português em Comer, Rezar e Amar... Convenhamos que português nao e nada facial, mas ele e espanhol!!! Podia ter se esforçado um pouquinho mais naquele sotaque... Mas, acentos a parte nao acredito que isto tenha comprometido seu papel como o Brasileiro que deixou Liz Gilbert de joelhos.
E agora vejamos Biutiful. Assim que chegar do cinema (ou amanha talvez...) eu conto para vocês como e o filme.
Obviamente tem muito mais filme em sua filmografia Os fantasmas de Goya e Colateral para citar os mais importantes dentre os que nao citei, mas para saber mais, veja aqui.
Este post era apenas para relembrar os papeis que mais gosto dele e infelizmente nao vi todos seus filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com