7.7.11

O tal macaco que roubou a câmera e os macacos facebuquianos



Esse macaco que roubou a câmera e saiu por ai se fotografando me lembra muito o povo do facebook que fotografa qualquer coisa pseudo inteligente ou pseudo cool que vêem a sua frente e também me lembra muito a turma do instagram que coloca um filtro na foto e se acha fotografo....

O fotografo (de verdade) dono da câmera afirmou que ele (o macaco) tirou CENTENAS de fotos e "a maior parte não ficou focada, pois não tiveram como aprender a maneira de dominar essa parte da fotografia".

E pelo visto também não sabem ajustar autofocus como nossos queridos amigos facebuquianos e a turma dos filtros-salva-fotos... E por SORTE conseguiu uns bons cliques para conseguir colocar no seu perfil e aparecer bonito na foto, literalmente.

Esta espécie de macaco não e exatamente conhecida por sua inteligencia, mas sim pela sua curiosidade. Eis outra semelhança com a espécie irmã.

Quanto a turma do instagram, essa historia de qualquer um com ou sem habilidade tomar emprestado o status de fotografo meio que me incomoda um pouco... Sou da época que haviam dois tipos de fotógrafos: os profissionais que ganham a vida com isso e os amadores, que são apaixonados por fotografia, estudam tanto ou quase quanto os profissionais, dominam pelo menos em parte as técnicas e fazem disto um hobby muito bacana, porem com alguma base.

Hoje tem também uma terceira espécie, os pseudo fotógrafos amadores ou fotógrafos pseudo amadores, sei la. Sao os apertadores do botoes. Estes usam vários tipos de equipamentos, não importa; camera digital basiqunha ou ate uma profissional (e só uma questão de grana na verdade) e ate mesmo os famigerados celulares com os tais aplicativos-transforma-fotos.

Desculpa, mas fotografia não e isso. Isto e o que esse simpático macaco fez. E certamente se o nosso amigo primata estivesse com um iphone na mão, ele não teria tirado tantas fotos sem foco e certamente iria adorar o aplicativo divertidinho que banalizou tudo.

Juro que não sei o que pensar exatamente sobre isso.

Ora penso que e legal essa democratização da fotografia, acho bacana esse registro testemonial da vida, eu mesma faço isso, mas há algo nisto tudo que me incomoda um pouco e não sei exatamente o que e. Mas irrita.

Talvez eu ache que banalizou um hobby que antes era mais restrito...
E aquela coisa... quando você faz algo que ninguem ou pouca gente faz e a partir de um dado momento isso banaliza, vira febre e populariza, me incomoda.

Sinceramente não gosto desta popularização, e isso.
E sei que vão me execrar por estes pensamentos todos aqui, principalmente a turma dos filtros bacaninhas que transformam qualquer clique em uma foto... Mas quer saber? F*#@-se, to nem ai... #prontofalei




4 comentários:

  1. thais7.7.11

    Sei lá! Tiro fotos da mesma qualidade do macacão, aí... Talvez até por isto tenha sentido tanta empatia por ele.
    Quanto as filtros, não sei usar e acho meio besta este negocio de estragarem fotos querendo pagar de artista. Mas se postam uma foto , faço questão de ir ver.

    Enfim, acho que em tempos de facebook, "instragram" e tuiter, tudo vira descartavel mesmo. Eu curto muito fotinhos novas! As boas marcam. Sobreviverão? Duvido... #prontotambem falei

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso... Descartáveis! E ninguém e obrigado a saber fotografar... somo todos macacos! O lance e não querer pagar de artista com a porcaria de um aplicativo!

    ResponderExcluir
  3. Paulala, deixa de ser chata. Coitados são a maior parte dos fotógrafos profissionais bunda que há por aí. Acredite, eu assino umas 7 listas de fotografia e sigo um bocado deles no twitter. São tipos burros, sem história, bregas, caretas, meia bocas, e, pasme, exibidos!Que só fazem ladrar! Na minha opinião os amadores de outras épocas davam um baile na maioria dos profissionais de hoje.

    ResponderExcluir
  4. E, só uma observação: Esse macaco fotógrafo é incrivelmente simpático!!

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com