7.3.11

Andy Lin em 3 por 4

* por Heloisa A. Collins


Andy Lin


Andy Lin é o criador do "The Self-Portrait Project", (Projeto de Auto-Retrato) que circula por Nova York. Um espelho de duas faces (sabe aqueles que você se vê mas quem está atrás do espelho tambem te enxerga?) e uma camera fotográfica controlada por um controle remoto - é assim que tudo toma forma.

Depois de se envolver em projetos sociais pelo mundo como o "Outro Mundo", Lin visitou muitos paises incluido o nosso Brasil, para entender como a sociedade funciona. E qual é a melhor maneira de entender a sociedade? Bem, Andy acredita que você é quem dá a resposta. Afinal, você tira a foto, você decide como quer mostrar a sua cara para o mundo. Você se olha no espelho e click! Você é o fotógrafo e o fotografado. Bacana,não? Na entrevista que deu para o Casa de Tijolinhos, Andy Lin fala mais sobre esse jeito divertido de trabalhar com fotografia.

Como foi que o projeto começou?

Bom, eu sempre adorei fotografia, sempre tive olho para fotografar mas profissionalmente digamos que estou no ramo por volta de 5, 6 anos.

Eu também sempre tive interesse em projetos sociais como o "Outro Mundo". Porém, depois desse projeto eu senti a necessidade de fazer algo diferente na fotografia. Algo que não tinha por ai. Eu gosto muito de saber o que esta acontecendo socialmente e acredito que as pessoas mais impactadas pelas mudancas sociais sabem mais das necessidades do que o próprio governo. Por exemplo, estamos num café agora certo? A menina que trabalha no caixa, que esta aqui horas por dia sabe muito mais sobre o funcionamento e das necessidades do negócio do que o próprio dono, que esta sei lá aonde.




Você tem um publico alvo para o projeto?
Quando eu comecei a minha intençao era ser seletivo e realmente ter um estilo de foto tirada em estúdio. Porém, o projeto tomou um formato inesperado. Virou popular, qualquer pessoa que esteja perto do projeto pode tirar a sua foto, independentemente da idade - dos mais novos aos mais velhos.

Como voce escolhe aonde o projeto vai estar?
No momento tem sido muito focado no Brooklyn mas pode estar em qualquer lugar. Ja fiz casamentos também. Tenho a ambiçao de fazer uma parceria com o Governo de Nova York e colocar o projeto em pontos turisticos como Highline, Central Park, Times Square. Cada pessoa tira a sua própria foto e acaba virando um serviço público.

Como que as pessoas tem acesso? Voce pode requesitar tem o projeto na sua propria festa?
Claro! Trabalho com uma flexivel tabela de precos e é so entrar em contato que estarei lá! Eu não comecei esse projeto visando lucros mas na verdade, esta me rendendo!



Quais sao suas expectativas quando voce se olha no espelho?
No meus 20 e poucos anos quando eu morava na California, eu ficava horas me olhando no espelho me perguntando: "Quem é esse cara? O que esse cara quer?" Realmente ter essa conversa com o espelho. Acho que essa busca é continua. Cada vez que me olho no espelho, encaro meus olhos e vejo algo novo.

The Self-Portrait Project
é um projeto em progresso. Você tem um prazo para que termine?
Não, eu não quero que termine. Meu plano é tornar o projeto mais autônomo, aonde a pessoa pode simplesmente entrar em uma cabine e tirar a sua foto. Criar um sistema no qual a pessoa possa tirar a foto, entrar no sistema e compartilhar a foto no Facebook se quiser. Estou trabalhando para criar um banco de imagens do projeto, aonde se você digita por exemplo, "Pulando", todas as imagens com pessoas pulando vão aparecer na tela.

Quantas images voc
ê ja tem?
Por volta de 100 mil fotos. Cada dia de projeto consigo de 1.500 a 5 mil fotos e claro, nem todas sao boas.




Existem restri
çoes de quantas fotos uma pessoa pode tirar?
Na verdade não, o pessoal tem sido bem bacana com isso, usando o bom senso. Só tive um ou dois incidentes mas nada sério.

Você pretende fazer uma exposiçao com todo esse material?
Sim, pretendo organizar algo com uma galeria de arte, escolher os melhores dos melhores e expor.

Uma inspiraçao.
Camera fotográfica.

Camera.
Vida.

Um lugar.
Brooklyn.

Um livro.
Cem Anos De Solidao.

O flash da camera: pode cegar ou
é a luz no fim do tunel?
Pode ser o amor da sua vida mas te destruir. É a convergência dos dois.

Quem é Andy Lin?
Ainda tentando descobrir mas por ora, eu sou o cara que está na foto.











Andy Lin ainda disse que planeja levar o projeto para uma tour mundial e o Brasil estara na rota.
Vamos esperar ansiosamente! Por enquanto, aproveite a sua estadia em Nova York para tirar o seu auto-retrato ou entre na pagina do projeto no Facebook e veja varias e divertidas fotos.


2 comentários:

  1. Lô,
    Ótima entrevista!É bom saber que NYC continua fervendo de cultura e ótimas propostas de arte: a fotografia casual.
    Parabéns e sinto mto orgulho de vc.

    ResponderExcluir
  2. E quanto será que ele cobra por uma festinha em NY?
    DEMAIS A MATÉRIA, vejo uma escritora nascendo pouco a pouco....será essa a luz no fim do tunel?
    AMO MAIS QUE PUDIM DE LEITE!

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com