12.12.10

Os melhores filmes de 2010


Onde Vivem os Monstros Mais uma obra de arte do diretor Spike Jonze. Certamente é um daqueles filmes que ficam na memória. E a historia de um garoto que acaba fugindo de casa e encontra o seu mundo na terra dos Monstros, povoado por criaturas selvagens e estranhas que na verdade simbolizam seus próprios sentimentos e o mundo ao seu redor. O melhor filme do ano para mim não poderia ser outro. Eu revejo este filme sempre!
(Where the Wild Things Are) EUA, 2009. Direção: Spike Jonze. Elenco: Catherine Keener, Max Records, James Gandolfini.


Direito de Amar A estréia de Tom Ford como diretor foi um sucesso. O Filme é lindíssimo, impecável, comovente e a dupla de atores dá um show de atuação.
(A Single Man) EUA, 2009. Direção: Tom Ford. Elenco: Colin Firth, Julianne Moore.



Baaria – A Porta do Vento A vida de Peppino Tornatore se confunde com a história da sua terra natal, a Sicília, no sul da Itália. O filme mostra o menino desde os dias em que o fascismo dominava o país até a década de 80, quando já era um político conhecido na região.É daqueles filmes que te faz entender cada vez mais o povo italiano e suas tradições.
(Baaria) Itália/França, 2009. Direção: Giuseppe Tornatore. Elenco: Monica Bellucci, Raoul Bova, Ângela Molina.


O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus Toda vez que assisto a um filme de Heath Ledger penso no desperdício de talento que foi a morte dele. Este foi seu ultimo filme e ainda assim ele não conseguiu terminar as filmagens. Sendo assim ele teve uma ajudinha dos amigos Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell.
O filme é maravilhoso. Os cenários, figurinos e toda a direção de arte são sensacionais.
(The Imaginarium of Dr. Parnassus) EUA, 2009. Direção: Terry Gilliam. Elenco: Heath Ledger, Lily Cole, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell.

À Prova de Morte Se tem Tarantino certamente ele entra na minha lista dos melhores do ano. Sim, sou parcial mesmo! Como pode um dos meus diretores favoritos ficarem fora da minha lista. Afinal, se são favoritos é porque eu os acho superiores mesmo quando não estão na sua melhor fase. À prova morte não é o melhor filme do Tarantino, mas certamente é melhor que Kill Bill pro exemplo. Ele filmou este filme antes de Bastardos Inglórios mas o guardou na gaveta por não considerá-lo bom o suficiente para ser o filme antecessor de uma de suas obras primas. E um thriller com muita ação emocionante para apaixonados por muscle cars e mortes violentas a La Tarantino. Este filme tem a melhor cena de lap dance de todos os tempos do cinema e para variar uma trilha sonora incrivel.
(Death Proof) EUA, 2007. Direção: Quentin Tarantino. Elenco: Kurt Russell, Rosario Dawson, Rose McGowan. Duração: 114 min.

Coco Chanel & Igor Stravinsky Historias de amor reais são sempre mais dramaticas e emocionantes. Adoro todas elas... Quando conhece Stravinsky, recém-chegado a Paris como exilado da nova União Soviética, a estilista Coco oferece sua casa de campo para abrigar o músico e sua família. É o início de uma relação intensa entre os dois artistas.
França, 2009. Direção: Jan Kounen. Elenco: Anna Mouglais e Mads Mikkelsen.

Invictus Pouco depois da queda do Apartheid, em 1995, quando a África do Sul sediou a Copa do Mundo de Rugby, Nelson Mandela, recém-eleito presidente, usou o esporte como forma de tentar unir brancos e negros. Morgan Freeman está demais, é daquelas atuações que o ator acaba sendo mais real do que o verdadeiro personagem. E também Clint Eastwood mostra uma faceta muito humana do Mandela sob um ponto de vista que eu não conhecia.
EUA, 2009. Direção: Clint Eastwood. Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon. Duração: 134 min.

O garoto de Liverpool. Mais uma cinebiografia na minha lista. Assim como livros biográficos, adoro filmes assim. SEm contar que este filme me chamou a atencao para os Beetles mais do que qualquer outra coisa. Falei mais deste filme neste post aqui.

A rede social E um filme marcante, extremamente bem escrito e dirigido. Provavelmente vai virar um ícone de nossa época. Divaguei mais sobre ele aqui.

Minhas maes e meu Pai Filmes sobre famílias homossexuais, principalmente feminas sao sempre novidades. Apesar de ser cada dia mais comum, as coisas, pro incrível que pareçam, demoram para chegar as telas. Gostei muito do filme. Juliane Moore ótima como sempre. O enredo e gostoso, o filme e divertido e emocionante, e o mais curioso e que a questão da homossexualidade fica em segundo plano e o que importa mesmo, tanto no filme quanto na real sao as relações humanas e os sentimentos que as envolvem. E isso q faz deste filme um dos melhores do ano e nao por se tratar de um brokeback mountain feminino. Falei um pouco quando assisti aqui.

Tron: o Legado Campeão nos efeitos visuais, trilha, figurino, efeitos 3D, som, universos paralelos e mais. Falei sobre ele quando assisti aqui.

Alice no País das Maravilhas Quando assisti pela primeira vez este filme, repleta de expectativas, devo confessar que saí decepcionada do cinema. Acontece que quando um dos seus diretores preferidos resolve filmar uma das suas historias preferidas da infância, com um elenco como este, você so pode esperar que seja o melhor filme da sua vida. E obviamente não foi.Não foi nem o melhor filme dele ou de qualquer um que tenha participado da empreitada. A meu ver foi um filme muito mais Disney do que Tim Burton ou a própria Alice. O desenho original assim como o livro de Carrol é completamente lisergico, a Alice é quase malvada, nenhum pouco ingênua e a aventura em si não é o que mais marca nos historia. Entretanto tudo isto é subvertido na Alice de Tim Burton. O filme não é nenhum pouco sombrio, a Alice me pareceu ingênua demai, quase uma garotinha boba e não vemos nenhuma "maluquice" no filme como era de se esperar. Até o Chapeleiro Maluco está careta. Saí com a sensação de que Alice estava em Narnia e tinha virado uma garota boazinha. Porém, passada a primeira decepção com o filme e depois de assisti-lo algumas outras vezes, não se pode negar que apesar de tudo ele é maravilhoso e foi sim um dos melhores filmes do ano. Nao era o que eu esperava, mas definitivamente é muito bem feito e toda a direção de arte, figurino e afins está de parabéns. Só o ritmo Disney que me irritou.
(Alice in Wonderland) EUA, 2010. Direção: Tim Burton. Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Anne Hathaway)

Mic Macs Você é fa de Amelie Poulain? Se gosta do estilo do diretor, o filme do ano para você é esse. Amelie e um dos melhores filmes da minha vida, Mic Macs nao e para tanto, mas e sensacional. O mesmo ritmo de filme, um mundo totalmente ludico com personagens ingênuos e beirando a loucura. Falei mais deste filme neste post aqui.

Toy Story 3 Dificilmente um terceiro filme de uma historia originalmente pensada só para um seria tão bom quanto Toy Storry 3. Na verdade toy story e incrivel... Brinquedos que ganham vida? Por favor.. isso e genial! E o terceiro filme da série faz juz aos anteriores e ainda é o mais emocionante e sentimental deles.
EUA, 2010. Direção: Lee Unkrich. Vozes no elenco original: Tom Hanks, Tim Allen, Don Rickles. Duração: 113 min.

Você vai conhecer o homem dos seus sonhos Woddy Allen 2010. Falei deste filme neste post aqui.

Um Homem Sério Estes dois também sabem o que fazem... O que eles colocam a mão fica bom (olha a minha parcialidade denovo). E este tipo de humor, devo confessar que me agrada muito. Ambientada em 1967, a história acompanha Larry Gopnik, um professor do meio-oeste dos EUA que está prestes a perder a esposa, entre outros problemas. Para piorar, seu irmão imprestável insiste em morar com ele.
(
A Serious Man) EUA, 2009. Direção: Joel e Ethan Coen. Elenco: Michael Stuhlbarg, Sari Lennick, Aaron Wolff. Duração: 104 min.

Homens que Encaravam Cabras A história do primeiro batalhão do exército dos EUA criado para suplantar seus inimigos com poderes psíquicos. É um fime bizzaro e hilário. Só a com o poster do filme você percebe isso. Clooney novamente numa comédia muito boa. Aliás eu achei que o filme tem uma pegada meio Coen mesmo.
(
The Men Who Stare At Goats) EUA, 2009. Direção: Grant Heslov. Elenco: George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey. Duração: 94 min.

O Golpista do Ano Jim Carrey está sensacional como ex marido exemplar que se assume gay e passa a dar golpes, vira diretor financeiro de uma megacompanhia e escapa diversas vezes de uma prisão no Texas. Ilário. Mas, mais uma vez eu não entendo as traduções dos títulos dos filmes por aqui.
(
Love You, Phillip Morris) EUA, 2009. Direção: Glenn Ficarra e John Requa. Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Rodrigo Santoro. Duração: 102 min.

Tudo Pode Dar Certo A velha trama de sempre com um roteiro atualizado. Mais uma vez um senil genail com uma bela e ingênua, quase burra. Larry David está ótimo e o filme é muito bom mesmo. E se tem Woddy Allen (sempre tem...céus como ele produz) vai entrar para a minha lista.
(
Whatever Works) EUA, 2009. Direção: Woody Allen. Elenco: Evan Rachel Wood, Larry David, Patrícia Clarkson.

Comer Rezar Amar Bom, filme de livro é sempre complicado, principalmente quando você se identifica com o livro. Quando soube que seria a Julia Roberts que interpretaria a Liz me decepcionei. Quando soube que o Javier Lindo Bardem faria o brasileiro achei uma ótima escolha. Mas adivinhem? Ambos me surpreenderam. Ela me convenceu no papel e ele se saiu péssimo falando português. O filme quase fez juz ao filme.
(
Eat Pray Love) EUA, 2010. Direção: Ryan Murphy. Elenco: Julia Roberts, Javier Bardem, Billy Crudup. Duração: 140 min.

A Origem Assim como Memento, filme do diretor de 2000, este também é um jogo psicológico, de ilusões, cenas e idéias quase surreais. Eu gostei muito. Algumas peaasoas saem dizendo que é daqueles filmes que você preciza ver mais de uma vez, mas eu não concordo.
(
Inception) EUA/Inglaterra, 2010. Direção: Christopher Nolam Elenco:Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Ken Watanabe, Michael Caine. Duração: 148 min.

Meu Malvado Favorito Escondido em uma vizinhança pacata de subúrbio, vive Gru, que planeja praticar o maior roubo da história da humanidade: ele quer surrupiar a Lua. O problema é que ele encontra em seu caminho três garotas órfãs que enxergam em Gru um papai. O primeiro filme de vilão do ano é engraçado e muito bem feito.(Despicable Me) EUA, 2010. Diretora: Emily Atef. Vozes: Steve Carell, Will Arnett, Julie Andrews. Duração: 92 min.

Cartas para Julieta Uma garota em férias na Itália encontra uma antiga carta de uma mulher procurando por um homem com quem viveu um romance muitos anos antes. A jovem vai então até a Toscana numa tentativa de ajudar a redatora da carta a encontrar o amor perdido da adolescência.É um filme para tardes de domingo. Leve, gostosinho e que dá vontade de comer comida italiana de fato.
(
Letters to Juliet) EUA, 2010. Direção: Gary Winick. Elenco: Amanda Seyfreid, Gael Garcia Bernal, Vanessa Redgrave, Franco Nero. Duração: 105 min.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 Bom, este eu deixei por último não por ser o pior da m,inha lista, longe disto, mas é um filme particular, para quem gosta da história. Já estamos no final da saga e só resta mais um filme, então, se você não acompanhou tudo não vai entender nada. Eu gosto de Harry Potter, li os livros na época em que foram lançados até o quinto. Depois, já crecidinha não tive mais paciência. Mas li o último livro no ano passado pois voltei a acompanhar a saga através dos filmes porque a minha pequena é louca pela trama.
(Harry Potter and The Deathly Hallows – Part 1) EUA, 2010. Direção: David Yates. Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint. Duração: 148 min.


ps: levei em conta as datas de estréia nos cinemas brasileiros para eleger os melhores de 2010, alguns destes filmes concorreram ao Oscar de 2009 por exemplo.

ps2: como ano nao acabou e ainda tem Tron para estrear pro exemplo.... Podem haver alterações.

ps3: eu disse que a lista iria aumentar.... hj adicionei Minhas maes e meu pai, que eu havia levianamente esquecido e A rede social que assisti hj e definitivamente faz parte dos melhores deste ano.

ps4: Tron estreou e ja o encaixei na minha lista. Decisão difícil!

4 comentários:

  1. O Toy Story 3 realmente foi sensacional e conseguiu superar os anteriores. Cartas para Julieta eh exatamente o que voce disse...o Comer Rezar Amar eu fiquei meio decepcionada. Nao achei que fez jus ao livro...vai ver que eu eh quem esperava demais.

    ResponderExcluir
  2. Filme de livro é sempre complicado né.... fazer juz mesmo acho que nunca nenhum vai. Por isso eu disse quse! Mas até que rolou... quem não leu o livro achou bem bacana!

    ResponderExcluir
  3. Oi. Vc ganhou uma fã. Estava procurando dicas de filmes e te envontrei. Já vou seguir pra não perder mais nenhum dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ana, ando um pouco displicente com este blog mas vc me inspirou e vou fazer uma lista dos melhores filmes de 2011.

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com