19.2.11

The Cloisters

* por Heloisa A. Collins





É
impressionante como Nova York tem o dom de me surpreender a cada dia. A surpresa de ontem foi a mais agradável e feliz possível.

Devido a um trabalho de Arte para meu curso na faculdade, fui fazer uma visita a um museu que eu sempre quis visitar mas sempre tive preguiça de ir (é longe!). The Cloisters é o segmento pertencente ao Metropolitan Museum of Art aonde objetos, arte, arquitetura, tapetes e esculturas medievais estão expostos de maneira fascinante.

Começando pela locação do museu, que fica bem ao norte da ilha de Manhattan, numa pequena montanhazinha, aonde você vê os rios, parques e uma vista linda que te faz se sentir em algum cantinho na Europa. O museu em si foi construído com pedaços de castelos medievais originais da Europa (nos tempos que era ok pegar uma parede aqui, uma torre alí de construçoes históricas). Algumas partes vieram, algumas partes foram construídas por aqui para completar a estrutura.


Vista do Hudson River


O acervo é incrível. O fato de se sentir dentro de um castelo faz toda a diferença em como você interpreta a arte exposta ali. Tantos trabalhos e artigos relacionados a religião (afinal, na época medieval a igreja dominava os reinos e suas politicas) dão um ar mais tenso o que torna a visita ainda mais interessante.
Além de toda a arte exposta, The Cloisters também tem um jardim que fica aberto durante a primavera/verão e começo de outono. Com plantas específicas de cultivo da era medieval, o jardim (que eu so consegui espiar pois estava fechado), é lindo!



As colunas, em sua maioria originais, cercam o jardim


Por ser longe (190th Street) e fora do burburinho turístico de Manhattan, você não vai ver o museu lotado. Realmente dá para aproveitar e curtir o acervo.
Depois na visita de uma caminhada pelo parque que cerca o museu. Você não vai se arrepender. Vale muito a pena!


The Cloisters deve ser visita obrigatória de qualquer pessoa que vem a Nova York. Não esqueça de passar por lá na sua próxima visita a cidade. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com