14.1.11

A Arvore



O segundo filme da minha noite de ontem foi A Arvore (The Tree, Franca / Australia, com Charlotte Gainsbourg). O filme excelente, mas eu preferia nao te-lo assistido, pelo menos ontem, ja que estava leve e feliz com minha comedia gay italiana.
Pois bem , não sabia do que se tratava mas entrei assim mesmo confiando na seleção da Reserva Cultural, que costuma ser maravilhosa. Logo de cara o filme mostra para que veio. Te fazer se debulhar em lagrimas.
Uma família feliz, que vive nos confins da Autralia, com um marido lindo, uma filha que e uma gracinha (e extremamente parecida com a minha nas suas atitudes) e Charlotte Gainsbourg como a esposa feliz e mãe de 3 outros filhos. Todos lindos. Eis que a tragédia bate a porta e o marido morre em frente a filha Simone de 8 anos. A mãe, obviamente fica perdidinha, sem saber como agir, sem querer levantar da cama, quase não ligando para os filhos e a casa perdida na bagunça e no desleixo da mãe que não tem cabeça alguma para continuar vivendo.
Eu, obviamente me coloquei naquela situação... Com o marido lindo morto, eu descabelada e minha filha encontrando um meio de deixar o pai vivo de qualquer maneira.
E e ai que entra uma enorme figueira na historia. Simone, a menina, passa a acreditar piamente que seu pai se transformou na arvore e começa a dividir com ela (ele) seus pensamentos. A mãe, levada pela crença da pequena, também passa a acreditar nisso. Com exceção do filho mais velho, ja adolescente, todos passam a acreditar nisso e tratar a arvore como pai. Eu mesma acreditei nisso também. Ate que.... passam-se 8 meses e a mãe decide sair da cama e ir atras de um emprego e em pouco tempo ela percebe que a vida continua e busca forcar neste emprego e no seu novo patrão e com isso, muito acontece... Nao vou contar aqui senão estraga. Mas a vida continua e voce tem que escolher entre ser feliz ou ser triste.
O filme vale a pena, mas prepare-se para se acabar de tanto chorar, principalmente na primeira metade do filme com a família ainda arrasada pela tragédia.
A fotografia do filme e muito boa e a Charlotte me surpreendeu como atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com