19.9.11

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante


Ei você de trinta e poucos anos: Os anos 80 foi ou não a melhor década para ser criança ou quê? Semana passada com um post descarado sobre uma parte da minha adolescência me fez pensar em muitas coisas e fui tomada por um ataque saudosista. E vendo hoje um post sobre os filmes em série dos anos 80 acabo de realizar que esta foi a melhor década para ser criança de todos os tempos.
Para começar as mães saíram de casa, decidiram uma década antes que tinham que ter uma carreira e ganhar a vida. Isso deixou uma legião de crianças em casa nos anos 80, livres, sozinhas. Não é de se estranhar que um dos filmes mais divertidos da época era o Esqueceram de mim. Como já não tínhamos aquela vigilância serrada da mãe que fica em casa para criar os filhos, ficar sozinho em casa e "aprontar" tudo o que aquele garoto fazia povoava nosso imaginário com mil ideias.
Para compensar esta ausência, descobriram que dar presentes era uma coisa bacana para compensar a ausência eis então que chovia pogobol, gênius, Atari e depois Mario Bros na nossa horta, sem contar as toneladas de figurinhas para completar os álbuns de toda a espécie.
Sessão da tarde era o augue: todos queriam ter um amigo cientista (ou ter um) e voar no tempo num DeLorean, lutar karatê como o Daniel San, buscar arcas perdidas, ser um guerreiro Jedi ou voar numa bicicleta imaginando o enquadramento da cena passando na frente de uma lua gigante.
Fora é claro colocar uma caixa nas costas e sair por aí caçando fantasmas, ou assustando a irmã mais nova com garras na mão e uma blusa listrada de preto e vermelho.
São tantas, tantas referências bacanas de filmes geniais que me levam a ter certeza de que essa foi a melhor década para ser criança. Uma época em que as sequências de filmes prestavam e não eram só uma desculpa para as produtoras faturarem.
Sem contar que tínhamos acontonamento (alguém sabe por que rais isso se chamava assim) e era super natural passar a tarde brincando com os amigos da rua. A Barbie podia ser magra sem ninguém achar que ela anoréxica e você podia zoar o quatro olhos do colégio e pisar no tênis branquinho do amigo sem ninguém falar que isso é bulliyng. Ovada em tão... imagina o que falariam disso hoje em dia.
O mundo na verdade careteou e está totalmente hipócrita e toda a liberdade que conquistamos em casa na nossa infância esquecida pelos pais mas muito bem lembrada pela indústria do entretenimento parece que foi por água abaixo e estas mesmas pessoas que amavam heróis violentos como Rambo, Robocop e o Exterminador do futuro hoje são um bando de bundas moles. Histórias como os Goonies não vão acontecer com os seus filhos muito menos ainda matar aula como o Ferris Bueller. E o mais triste, triste mesmo é que o primeiro beijo não será mais inocente como no filme Meu primeiro Amor, já que os pais hoje em dia acham super normal uma criança usar maquiagem ou se vestir como uma verdadeira pirigueti mirim.
Acho engraçado isso... Não se pode mais fazer piadas de mau gosto, mas é aceitável uma criança perder a infância e se comportar como um mini adulto e fazer escova para ir ao colégio.


E porque estou escrevendo tudo isso? Será que tenho esperança de que isso mude? Não. Sou totalmente descrente no ser humano padrão. Acho que já está tudo perdido, mas eu tive uma infância sensacional e faço de tudo para que a minha filha tenha uma ainda melhor.
Ela sai descabelada na rua, passa longe de maquiagem, anda descalça, se suja de terra, tinta ou o que for. Sabe o que é um sabre de luz, vai cabular aula, se divertir muito e principalmente ser criança e não ter nenhuma preocupação que não seja pertinente a idade como que sapato combina com esta roupa. Fora mais um monte de outros princípios que não vou listar aqui pois deixariam isso tudo muito maçante.

Os pais normalmente viram adultos chatos que se esqueceram o que era bom quando criança. Eu sofro com uma síndrome de Peter Pan e muita gente da minha geração também, afinal não passamos ilesos por todas estas referências acima, mas coincidentemente as pessoas que têm consciência disso tudo o que estou falando não tem filhos. Será que só os malas procriam? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com