28.11.15

Art Talk no Museu Guggenheim


*Por Heloisa Aquino

 Semana passada eu fui num evento no Guggenhein Museum aqui em NY chamado Director's Dialogues. O diálogo que tinha em foco discutir a dinâmica entre arte e a comunidade, foi mediado pelo diretor do museu, Richard Armstrong, e ocorreu entre o diretor executivo da ArtPlace America, Jamie Bennett, e a fundadora do Studio Gang Architects, Jeanne Gang.





 ArtPlace America é uma organizacão muito bacana que tem como missão fazer com que arte tenha espaço no orçamento de todas as cidades dos Estados Unidos - visando não somente o uso de dinheiro público para a implementação desse projetos, mas também arrecadar investidores privados que tenham interesse em serem associados com tais iniciativas.



 O Studio Gang Architects é um escritório renomado de arquitetura que fez inúmeros projetos para a cidade de Chicago - em grande parte focando em criar projetos que além de esteticamente bonitos, sejam funcionais para a comunidade num geral.
 Dentre inumeros projetos discutidos na noite, um que achei muito bonito foi o que eles fizeram para o Lincoln Park Zoo.




Veja o video abaixo sobre esse projeto incrível:




 A lição que tirei desse evento e conversa entre pessoas tão inteligentes e dinâmicas, é que todos nós temos que nos importar com a comunidade que vivemos. Eu sinto muito mais um senso comunitário por aqui, do que senti na minha vida inteira em São Paulo. Poder usar o espaço público, para meu lazer, é muito importante - principalmente quando eventos e atividades culturais/artísticas são envolvidas.
 Eu levo a minha filha para brincar do parquinho da escola pública do meu bairo, que a escola deixa aberto para a comunidade usar: afinal, nossos impostos vão para o mantimento do mesmo,certo? Agora, por que a escola pública do bairro que eu cresci em São Paulo fica fechada? As pessoas ficam enclausuradas nos parquinhos do próprio prédio que moram? Pelo menos foi assim que fui criada, infelizmente.

Eu a minha amiga Caitlin no Guggenhein
 Espero que o esforço de entidades tais como a ArtPlace e Studio Gang continue trazendo tantos benefícios para não somente comunidades, mas para os beneficiários finais:  indivíduos como eu e você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com