14.8.12

Arte em Pietrasanta


Por Heloisa A. Collins



 Uma das cidades que eu visitei, foi a pequena cidade de Pietrasanta - norte da Toscana. A cidade eh pequenininha, com uma rua principal que lida a ingreja da cidade. Quando chegamos la, tudo estava fechado. Sim, eles fecham tudo por 2 horas na hora do almoco. Fofo,ne?

 Essa cidadezinha eh conhecida por ser casa de verao do lindo, Fernando Botero. Botero tem um estudio la ha anos, e quando esfria por la, ele vai para a sua casa na Colombia.
 Como presente para a cidade que o acolheu tanto, Botero doou para a cidade um de seus trabalhos, que esta localizado na entrada da cidade.


 Depois de Botero, muitos artistas resolveram se fixar por Pietrasanta. A praca principal da cidade virou uma galeria de arte ao ceu aberto: os artistas que tem estudios por la, tambem doaram obras de arte para a cidade.  






Lojinha fofa


                                                                      Praca principal

 Como mencionei no post de ontem, muitas pessoas usam a bicicleta (ainda vou escrever sobre isso em outro post) para se locomover. Entenda que uma cidade de 24 mil habitantes nao tem um sistema de transporte complexo - tinha muita gente em bicicletas.  Ate uma hora em que eu estava sentada num degrau, comendo um panini, que uma senhora passou por mim, com a bicicleta dela, com as compras que ela fez na vendinha e uma vasoura. Achei tao bonitinho, que tirei uma foto dela:




 Do lado de Pietrasanta, esta a cidade de Carrara. Carrara eh uma cidade que vive da extracao do Marmore. Quem tiver a oportunidade de visitar com o tour de como que rola a extracao, vale a pena. Michelangelo costumava ir la para escolher o marmore para os trabalhos dele. Demais,nao?

  
  E amanha tem mais. Bacione!

Um comentário:

  1. Que fofa essa senhora, valeu a foto mesmo!! Pietrasanta esta no meu roteiro tb.... Nao vejo a hora!

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com