18.1.12

Querida, que tal se interessar por gente viva?

Esta semana assisti a dois documentários biográficos excelentes e nos últimos dois meses também li duas biografias maravilhosas.
Adoro biografias e principalmente quando a biografia é focada em um aspecto da vida da pessoa, fica tão interessante...
Fiquei especialmente encantada com o do Senna, este foi a que me mais surpreendeu. O documentário é tão bem feito que até eu gostei muito do documentário e claro do Senna. Não, eu não curtia o Senna, nunca havia entendido tamanha comoção que o Brasil tem por ele e até sentia uma raivinha quando lembrava do trânsito apocalíptico que se deu ao lado da minha casa devido ao enterro dele. Fora que quando criança tenho lembranças de ser acordada muito cedo aos domingos com o barulho da F1 gritando na Tv e claro que o drama voltou a me atormentar depois que case. mas enfim, traumas superados, achei o Senna super gente fina, herói nacional mesmo e um puta talento e, para espanto achei ele até gatinho também.

Gatinho né?

O outro documentário da semana eu já estava a tempos tentando assistir, mas não rolava. Adorei, é muito bom e senti inveja de tanta arte que ele tinha e de tantas peças deusas de decoração das casas dele. E a Casa em Marrakesh então? Quando bom gosto e dinheiro andam juntos, deus do céu como isso funciona!
Estou falando do L'Amour, o documentário sobre a vida e o casamento de Yves Saint Laurent. O foco é no relacionamento dele de 50 anos com Pierre Berge e tudo o que eles dividiram, principalmente as casas, coleções e obras de artes. Pierre Berge, através de lembranças relacionadas a alguns objetos e a períodos específicos conta intimamente a história de um dos mais talentosos estilistas num tempo em que a moda e a arte ainda andavam juntas.
Cena memorável deste documentário é quando Yves sai do estúdio de Warhol, depois de fazer o retrato com o pintor e encontra na sala de espera nada menos do que Mike Jagger ao piano, esperando calmamente...  Wow, cada encontro de personalidades que já aconteceram neste mundo né... Será que existe algum tumbler do tipo que compile estes encontros? Sim, claro que exite. Eu amo essa internet.... olha o que acabei de achar: Awesome people hanging out together.

Gatinho também...
Saindo um pouco da TV, foram duas biografias maravilhosas que eu li, mas não vou me estender sobre elas.
Uma, comentei aqui no laçamento, Dormindo com o inimigo. Conta todo o envolvimento da Channel na segunda guerra e como ela colaborou com os nazistas. Não é um livro para quem gosta de moda, já vou avisando. É um livro maravilho por quem se interessa principalmente pela segunda guerra, e se você for como eu e tiver esta estranha combinação de gostar de moda e segunda guerra, você vai amar!

Apesar de ter colaborado com os nazistas durante a guerra, achei Gabrielle ainda mais maravilhosa.

E por fim, mas não menos interessante, estou acabando de ler O segredo de Frida Kahlo. Seus maiores segredos eram culinários. Receitas maravilhosas para seduzir e satisfazer um dos maiores prazeres da vida. Ela entendeu rapidamente, assim como eu, que ninguém resiste a quem sabe cozinhar. E era uma cozinheira de mão cheia. O livro conta a sua vida sob este aspecto e sob o pacto que ela fez com a Morte quando morreu pela primeira vez. São reveladas todas as receitas especiais de Frida, que foram registradas em seu caderno de receitas, o livro da Erva Santa, o qual ela dedicou a sua madrinha (a Morte) e colocava em prática todos os anos, em banquetes fartos a cada dia de los muertos como o pagamento de uma dívida. Maravilhoso também...



Como adoro gente morta e só leio livros que foram escritos no mínimo no século passado, segundo o meu digníssimo esposo (é mentira, ok), lembrei de mais tantos outros que poderia falar por aqui. Mas preciso me controlar, post longo da muita preguiça para quem mê...rs Depois eu faço outros posts, de mais pessoas interessantes que já se foram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com