20.8.11

Nydia, a garota cega de Pompeii

*por Heloisa A. Collins




Semana passada estive em Washington DC e tive a sorte de passear pela National Gallery of Art. Explorando as galerias, me deparei com uma escultura que simplesmente me fascinou e eu gostaria de compartilhar com voces.

Nydia, the blind girl of Pompeii , criacao de Randolph Rogers em 1860 eh simplesmente maravilhosa. A maneira na qual o artista conseguiu colocar movimento na roupa de Nydia e tambem em seu corpo eh demais, corpo que realmente parece estar caminhando avante.



O contexto que envolve a escultura eh o seguinte: Nydia, uma vendedora de flores, eh cega e esta fugindo das lavas de um vulcao que atingiu a cidade italiana de Pompeii. Nydia eh cega mas tem audiçao aguçada e eh com essa audiçao que ela esta procurando o seu noivo e seu amante - quem ela ama mais que tudo. A mao de Nydia no ouvido mostra ela tentando escutar melhor as vozes e achar seus amores e leva-los para um lugar seguro.




No chao, pode ser visto o topo de uma coluna estilo corinthian, sinal da destruiçao da cidade.



Essa escultura ficou muito popular no seculo 19 e foi uma das esculturas mais reporduzidas no mesmo seculo, por volta de 162 vezes. A original foi feita por Randolph Rogers em 1860 em marmore.

De volta a Nova York, visitei o Metropolitan Museum e adivinha: Nydia tambem esta por la! Linda para variar. Com 162 copias, Nydia pode ser vista em varios museus, entao fique atento :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com