22.8.11

Newseum é noticia!

*por Heloisa A. Collins



Ainda na minha visita a Washington DC, tive que visitar o museu mais comentado do mommento por la: Newseum.
Em Washington DC, para que nao sabe, todos os museum sao de graca. Eh fantastico! Porem, logico que sempre tem uma excecao a regra e nesse caso eh o Newseum. Para entrar sao 23 dollars, que vale por dois dias de visita. Mesmo se valesse por um dia so, vale super a pena!

O motive do museu sao as......... NOTICIAS!!! Nada de quadros, esculturas. Ja do lado de fora eh possivel ler as capas dos maiores jornais do pais, que eles mudam diariamente. Bacana,nao?
Para comecar, assim que voce chega vc eh induzido a uma mini sala de cinema aonde eles explicam o que tem em casa andar do museu. Achei super legal e pratico essa ideia. Saindo da sala, voce ja sabe aonde tem que ir!
No mesmo andar dessa salinha de cinema, tem um pedaco do muro de Berlin e a torre de vigilancia usado no lado comunista; uma galeria demaisssssss com as fotos vencedoras do Pulitzer Prize. Emocionante de verdade.


Foto ganhadora do Pulitzer em 1972 - The Girl in the Picture


A camera usada para tirar a foto vencedora, no meio da guerra do Vietna


Agora uma das minhas fotos favoritas:

A Moment of Joy

Linda nao?


Bom, a visita ao museu continua e voce pode ver as armas usadas em crimes famosos, roupas, cadeiras eletricas e ate a bengala-arma usada por um dos mafiosos mais procurados de NY nos anos 60.Logico que nao poderia faltar um andar inteiro em homenagem aos atentados terroristas ao World Trade Center.


O museum tem uma parede enorme com as capas de jornal dos paises do mundo todo. Do Brasil, eh possivel ver a capa do Estadao

Triste, fiquei muito triste em ver tudo principalmente os itens mostrados na foto abaixo:



Bom, depois de assitir o documentario que eles exibem, a tristeza bate mesmo. Esse sao os pertecences de um fotografo que morava ali perto e disse para sua mulher: "Te vejo em 20 minutos, vou ver o que esta acontecendo e documentar". Bom, o ultimo registro que ele fez ficou registrado no filme e foi na hora exata em que a segunda torre caiu. Todas as fotos que ele tirou foram recuperadas e estao em exibicao no museu.

Enfim, acho que ja deu pra ter um gostinho do que o Newseum tem a oferecer,nao? Para que quiser "pagar" de reporter, eles tem salas aonde vc pode noticar um noticia e colocar online pelo custo de 15 dollares.

Nao eh a toa que o museu esta entre um dos top em visitor's guide. Vale muito a visita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com