13.8.11

De Dentro e de Fora


No final de 2009 o Masp foi pioneiro colocando dentro do museu artistas de rua e elevando o grafite e a arte urbana ao status definitivo de arte, para quem ainda tinha alguma dúvida. A exposição de Dentro para Fora de Fora ara Dentro superou todas as expectativas e foi um sucesso. Me emocionei em ver o Masp daquele jeito como disse por aqui.
E fiquei feliz em chegar em Sampa e ver que isso vai se repetir, agora um um layout renovado. A exposição promete ser uma verdadeira intervenção em toda a cidade enquanto durar. A expo chama-se agora De Dentro e de Fora, uma brincadeira com os artistas gringos que agora são a bola da vez no Masp e com a proposta de levar a exposição para fora dos museus. A intenção é que quando a pessoa saia do museu, não abandone a exposição.
Tudo isto tem muita lógica com o tipo de arte que estamos falando. Arte urbana não é estática, é extremamente mutável e por essência é temporária. Além da mais fascinante característica dela que é a facilidade de permear o meio em que se encontra e se infiltrar pela cidade, paredes e muros. E como se fosse viva e ganhasse formas e se adaptasse por onde passa e através das mãos do artista.
Por isso mesmo toda a exposição já está acontecendo longe dos modelos tradicionais mesmo antes de ter começo.
Pode-se visitar a montagem para começar. As obras não virão prontas e serão encaixadas ou penduradas na parede dos museus. Um artista vai interagir com o outro e as obras vão conversar entre si. Elas também vão tomar as ruas e muitas outras coisas mais vão acontecer, como workshops e coisas do tipo.
Os artistas gringos são os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a norte-americana Swoon.
Pelo que já sei, o Invader (que é o único que vem ao país pela primeira vez) já começou a sua invasão em São Paulo e a Swoon já está trabalhando nas suas esculturas-intervenções politizadas que serão espalhadas pela cidade. E outros também estão aprontando.
Pelo que consta todos farão uma residência na cidade por um mês cada ao longo da exposição para dar amplitude a tudo isto que falei e fazer acontecer.
Pelo visto e segundo semestre de 2011 vai ser bem mais divertido em São Paulo, portanto atentem-se aos detalhes nas paisagens de Sampa, pois o negócio promete, pena eu não estar aqui para conferir a evolução da exposição, mas felizmente na abertura estarei lá e matarei um pouco a minha sede de vida cultural resultado da minha atual vida caiçara.


Para mais, acompanhem o flickr, o site, o Facebook e tudo o mais que esta vida conectada nos obrigada a acompanhar.


A exposição começa em 17 de agosto e vai até 23 de dezembro, no Masp e pelas ruas de Sampa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com