1.5.11

Qual e a sua praia? South Beach, Miami


Morando em Miami Beach, ir a praia significa andar 5 quadras no meu caso. Mas mesmo assim, vamos a praia mais nos finais de semana. E voce pensa que a praia vai estar cheia em pleno domingo? De maneira alguma. Ainda nao vi esta praia cheia. Esta foto e de um domingo de manha. Depois do almoço a praia fica mais cheinha, mas de manha... esquece, quase ninguém na praia. E eu, como uma boa brasileira, prefiro tomar cafe da manha e logo ir a praia.
Ao chegar a primeira sensação e que a praia e limpa demais, quase asséptica. A areia e branca demais, extremamente fininha e tudo impecavelmente limpo e organizado. Parece ate artificial ao chegar, você se sente realmente na praia la na beirinha do mar, porque essa faixa de areia e enorme!
Mais próximo a grama, a areia e super rígida, da para correr, andar de bike, praticar esportes e tudo o mais. E como se fosse um "calcadao" de areia. Maravilhoso. Fora o calcadao de verdade beirando a Ocean Drive, com direito a ciclovia, playground e "quadras" de volei de praia, alem de banheiros públicos, e chuveiros geniais com 5 tipos de "torneiras" diferentes, sendo uma delas bebedor.
Existem cadeiras, guarda chuvas e umas cabaninhas para locacao, perfeitamente organizadas e licenciadas, mas nem todo mundo aluga, muita gente prefere esticar o seu toalhao na areia mesmo. aqui eles usam uma espécie de colcha, tapetao ou toalhao quadrado que cabe a familia inteira dentro, nao e cada um com a sua canga!
O mar e lindíssimo, aquele azul digno de Caribe e agora na primavera ja esta bem quentinho... O sol esta profissional também ja. Duas horinhas e o limite para conseguir fcar na praia, apesar a brisa super forte.
O festival de biquínis tambem e engraçado, tem de tudo, tudo mesmo. Biquinao, fios dentais escandalosos, biquíni dourado, estampado, muitos  maios, uma espécie de vestido maio que varias gordinhas usam.... Tem de tudo... bem diferente das praias brasileiras que o cortininha domina.
Entretanto o que e mais diferente mesmo (alem da organização e limpeza) e a falta de "barraquinhas", da cerveja de ampola e do camarãozinho frito servido na areia. Igualmente como o aluguel de cadeiras, as barracas sao padronizadas e servem algumas bebidas (nenhuma alcoólica), nas embalagens permitidas e alguns salgadinhos. Nada de comidinhas e friturinhas na praia e menos ainda de bebidas alcolicas. O álcool e as garrafas de vidro sao terminantemente proibidas, multa de US$500,00 para uma cervejinha (como fui informada numa das minhas primeiras idas a praia, quando cheguei com uma long neck na mao. Tive que coloca-la num copo e ficar na calcada terminando minha cerveja de canudinho...).
Mas nao vejo nenhum problema em trocar o camarão e a cerveja pela segurança, limpeza e respeito das praias daqui. Você nao vira a atracao da praia fazendo top less, pode largar sua bolsa tranqüilamente e mergulhar no mar, nao vai pisar num caco de vidro, tudo e limpo, organizado e nem de longe voce vai ouvir um som alto de gosto duvidoso do seu vizinho.
Organização, segurança e respeito com o cidadão valem muito mais do que certos "prazeres" brasileiros que tanto gostamos.
Aqui voce nao morre afogado na praia, nao acha lixo algum espalhados, pelo contrario, acha vario e vario cestos de lixo, se troca no banheiro publico e consegue chegar a praia de bike, com o carrinho do seu bebe ou cadeira de rodas se for o caso.
Particularmente o que mais gosto sao os postos salva vidas, todos ao estilo art deco como a cidade toda e sem nenhum padrao entre eles, mas definitivamente um mais charmoso que o outro.




Postos de salva-vidas. Um totalmente diferente do outro e um mais bonitinho que o outro.

Organizacao quase neurotica das cadeiras de aluguel.

ok, vc pode deixar sua bolsa, camera e tudo mais sozinhos na areia e dar um mergulho no mar. Quando vc voltar, adivinha!? Tudo no lugar como vc deixou.

banheiros publicos. Limpos, organizados e quebram um galhao.

O que pode e o que nao pode na praia. Cervejinha? Esquece!

As "barraquinha" de "comida" que nao vendem camarao, cerveja ou caipirinha. Aqui comida de praia resume-se a cheetos e coca cola. Ah... tambem nao tem agua de coco, claro!

propagandas nos avioes, o cult da praia!

civilidade ao maximo.


Quer escrever sobre a sua praia? Envie-nos um e-mail para casadetijolinhos@gmail.com e conte-nos as particularidades da sua praia... Seu post podera ser escolhido e publicado por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com