5.2.11

Um Lugar Qualquer


Na contramão da maioria dos filmes hollywoodianos, com ação e roteiros com inicio meio e fim, Sofia Copola definitivamente tem seu espaço e continua muito bem obrigada. Seu maior filme, Encontros e Desencntros que lhe rendeu um oscar de roteiro original quase perde o posto para Um lugar qualquer. Na verdade achei este bem mais maduro e melhor dirigido.
Ouvi muita gente dizendo que ela seguiu a mesma formula, que os filmes são muito pareceidos e ate a relação dos personagens masculinos e femininos de ambos sao baseados nas mesmas coisas: um homem desolado e sem rumo na vida e que e "salvo" pela personagem feminina, que são extremamente autobiográficos e muito bla ba bla. Parece que quando se trata de um filme da Sofia Copola, todos tem muito o que dizer, comparar e parecem ate mesmo saberem o que estão falando quando falam da vida pessoal da cineasta. Ela deve ficar cansada com os críticos procurando semelhanças na sua vida real e tentando decifrar sua biografia.
E claro que quando criamos usamos elementos pertinentes a nossa historia, a nossa vida. Acho que qualquer trabalho autoral e de certa forma autobiográfico, não tem como fugir disso na criação. Mas por favor, parem de supor e tentar traçar semelhanças entre a sua obra e sua vida. Um coplementa o outro e sempre sera assim.
E quanto a ela ter repetido a formula, sinceramente eu acho que quando um grande diretor se encontra ele realmente se repete por varias e varias vezes. Isto se chama estilo.
Mas, pois bem. Assim como Bill Murrey, o personagem principal de Um lugar qualquer também anda desolado com a sua vida, se sentido oco, sem rumo.
Cenas emblemáticas mostram tudo isso.... Quando ele fica as voltas com sua ferrari, sem saber onde ir e realmente andando em circulos, a cena do gesso mostra o quão oco por dentro ele esta e o coitado dorme assistindo a duas gêmeas fazendo um pole dance particular e ate mesmo durante o sexo.
O que um homem precisa para ser feliz? Essa e a grande questão do filme... Dinheiro, fama, uma carreira bem sucedida, mulheres jogando-se aos seus pes e se oferecendo a todo momento, uma ferrari.... Nada disso o deixa feliz. Ele se sente oco e entediado com a vida. Mas... apesar de todo o tedio, este buraco so e agravado depois da sua convivencia repentina e inesperada com a sua filha de 11 anos que demonstra ser muito mais bem resolvida do que o pai.
Com longas cenas, um audio perfeito e uma trilha encantadora (isso sim, sempre recorrente nos filmes de Copola), pausadamente vamos nos colocando no lugar do personagem. Sentimos todo o seu tedio e depois toda a vida que sua filha consegue lhe trazer.
Fico sempre encantada com o relacionamente pai e filha... E uma relacao unica e deliciosa. E gracas a cumplicidade ds dois atores podemos sentir tudo atraves da tela. Elle Fanning esta otima, uma gracinha e convenceu demais! Steffen Dorf tambem, muito bom.
Se voce gostou de Encontros e Desencontros certamente vai gsoatar deste tambem. Se nao gostou veja esse e de uma chance para assistir a um filme que nao precisa de "defeitos" especias, cenas de acao e de um roteiro eliquente para te deixar feliz, fazer voce sentir empatia e ficar maravilhado com as lindas, longas e pausadas cenas de Um lugar qualquer.
A cena da piscina alias, com aquele som... Memorável






Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com