19.1.11

5o Anos a Mil



" Algumas semanas depois, acordo na Casa de Saúde de Portugal... Dessa vez tinha certeza que morrera, portanto, quando vi enfermeiras, soro, UTI, fiquei puto a pensar que o Andre Luiz estava certo...
Quando a enfermeira me avisa que tem uma visita pra mim... Era o Arnaldo Brandão... e ja chegou falando: "Puta que pariu... tu da trabalho, hein? Cara, o Arnaldo ficou enlouquecido quando viu voce naquele estado... saímos correndo para te socorrer... ele ficou em choque, e dizia: 'Eu sei o que e isso! Eu sei o que e isso!' E começou a telefonar para a ambulância... Tivemos que te carregar ate a sala, porra... Tu e magrela, mas e pesado pra cacete"

Trecho do livro 5o Anos a Mil, autobiografia recém lançada do Lobão. Comecei a ler a algumas semanas e estou amando, apaixonada.

Não que eu seja uma super fa dele... Ele não e minha geração, mas me lembro claramente quando eu era uma criança da prisão dele, das suas musicas e obviamente eu me lembro da sua imagem subversiva.
Mas me identifico demais com suas linhas de pensamento e principalmente faço uma ligação direta com o meu Pai, que viveu na mesma geração dele (ele era 1 ano mais novo que o Lobão) e também teve uma vida louca e intensa como ele, mas todas estas loucuras lhe custou a vida quando tinha 17 anos. Resultado de uma vida sem limites e muito sexo, drogas e roquenrou (parafraseando o jeito dele escrever) ou não, seja como for não o culpo de forma alguma, afinal a vida e excessos são quase sinônimos, não e mesmo?
Acho que por essas e por outras que estou enfiada de corpo e alma na sua biografia.
Neste momento estou entrando na década e 80 e no segundo terço do livro. Muita coisa promete ainda e ele esta sendo uma otima companhia. Estou lendo bem devagar para que nao acabe logo. Sofro de uma certa crise de abstinencia das historias que me envolvo quando os livros acabam. Ainda bem que este e bem longo!
Recomendo. O ritmo do livro e tão incrível que sinto sua própria voz rouca e gostosa contando a historia para mim. Fã dele ou não, o cara tem muita historia para contar (591 paginas) e algumas que certamente terão o mesmo pano de fundo que a sua própria historia, afinal vivemos no mesmo Brasil, na mesma época e por vezes tivemos os mesmos ídolos ou a mesma batera (que foi o meu caso... minha primeira (e única) tb foi uma pinguim).

Ps: sou completamente apaixonada pelo Cazuza, ouço ele demais e nao vejo a hora de chegar a parte onde eles se conhecem, deve estar próxima pelos meus cálculos. O Livro inclusive começa com um prólogo sensacional descrevendo ambos no velório do Julio Barrosso cheirando uma carreira sobre o caixão.

Ps2: Apesar de nunca ter curtido (não sei o porque alias) o seu som em si, fora os grandes hits, conheço muito pouco, gosto do trabalho dele, adoro os programas dele, sua figura, linhas de pensamento, muito antes de ler este livro. Foram essas coisas que me fez sair correndo para compra-lo mesmo eu tendo comprado 3 livro no mesmo dia de seu lançamento como contei aqui.

Como não poderia ser diferente, ja estou curtindo o seu som... Que agora divide espaço entre os mais tocados. Pensando bem, acho que vou fazer um belo de um playlist desta época para acompanhar minha leitura (aceito sugestões).

A grande verdade e que precisaríamos de mais Lobões no Brasil, assim talvez este pais teria alguma chance ainda.

Encontre mais artistas como LOBÃO em Myspace Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com