17.11.10

Valdinei Calvento Lá em Casa



Valdinei Calvento, o Cabelo como é conhecido, é designer, ilustrador, artista plástico, ou como quiser chamá-lo. Trabalhamos juntos estes últimos quatro anos e meio fazendo basicamente camisetas. Entre tantas estampas e uma mesa ao lado da outra, tive a oportunidade de conhecê-lo bem e descobrir a pessoa por trás do artista. As conversas eram muitas e de diversos assuntos, papos longos às vezes agradáveis, às vezes inquietantes.

Ele é o típico cara gente boa, um querido de verdade se você deixar-se cativar por ele. Paizão e marido em tempo integral ele faz disso o rumo da sua vida. Também é um apaixonado por bikes e todo o life style que isso implica. Um cara consciente, engajado e que esta começando a traçar um novo rumo para a sua vida.

Assim como eu, abandonou o mundo fahsion corporativo e está buscando a famosa qualidade de vida e principalmente viver de acordo com os seus princípios. Depois de tanto tempo trabalhando com moda, hoje ele pode finalmente se dedicar ao seu trabalho como sempre quis e de forma totalmente autoral. E que trabalho viu! Lindo, lindo, lindo... Recentemente comprei duas ilustrações dele para alegrar minha parede. O trabalho dele é tão puro que até a minha filha, quando viu os dois quadros pleiteou que os colocássemos no seu quarto.

Quando vemos seu trabalho, vemos sem mascaras o verdadeiro Cabelo através dele suas paixões, convicções, ideais e protestos.

É uma pessoa para se conhecer, ter por perto e principalmente na parede! (não ele, claro)

Vejam abaixo a entrevista com ele aqui no Lá em Casa.


Quem é você, idade e o que faz? Valdinei Calvento, 32 anos, gosto de desenhar e faço disso meu ofício.

De onde vem e pra onde vai? Acho que o caminho é mais importante, não penso muito no fim, prefiro ficar focado no agora.

O que você tem amado? Ver minha filha crescendo e aprendendo coisas todos os dias. Sensação boa demais.

O que você lê? Manuais e tutoriais para aprender coisas.

O que toca no seu ipod? No momento tô ouvindo Chico César - Francisco, forró y frevo.

Qual foi o seu último consumo? Uma máquina de fazer carimbos.

Se eu quiser te encontrar onde eu devo ir? Na casa de algum amigo meu.

Um personagem de filme: Ferris Bueller do "Curtindo a vida adoidado".

O que te inspira? Minha mulher, minha filha e a possibilidade de mudar algumas coisas.

Se alguém aparece hoje a noite na sua casa para jantar o que você faria? Ligaria na pizzaria!

Se você tivesse que trabalhar num circo, qual seria o seu truque? Seria um dos palhaços, com certeza.

Qual era o seu programa de Tv e o seu brinquedo preferido quando era criança? Putz, via tudo quanto era coisa, talvez os filmes da sessão da tarde tenham marcado mais. Eu ficava muito na rua, e tínhamos poucos brinquedos, morava em uma vila, então as coisas aconteciam fora de casa mesmo, brincar de queimada, barra manteiga, os contras de futebol, skate.

Uma válvula de escape: Andar a pé ou de bicicleta e as vezes desenhar.

Qual o lugar que você tem amado ir ultimamente? O Parque da Água Branca sempre me surpreende.

Você é marcante ou passa desapercebido? Gosta disto? Prefiro passar despercebido.

Quais são as suas Divas? Ou heróis, você quem sabe. Admiro muito minha mulher e a cada dia que passa fico mais curioso e fascinado pelo jeito dela.

Como funciona a sua tecla SAP? Uso pouco, prefiro constranger as pessoas mesmo.

Dia ou noite? Dia, com certeza.

Gato ou cachorro? Tenho uma gata. Mas os dois me fascinam.

O mundo para você hoje, que fim leva? Sempre tendo a pensar que iremos aprender com as cagadas que fazemos, embora a realidade sempre me prove o contrário.

E o Brasil, tem jeito? Se houver uma aceitação do que somos de verdade, sim. Agora se insistirmos em copiar trejeitos e modelos de consumo de países ditos desenvolvidos...


Para conhecer melhor seus trabalhos acesse:

Portifólio

Blog

E Mais


E tem ainda seus schetchbooks que eu amo. O Moço é aficcionado por caderninhos que sempre o acompanham e pelo que me parece, são sua verdadeira válvula de escape. Saca só.




3 comentários:

  1. Paula,

    Temos mais do que só nossos nomes em comum. Tb adoro o Cabelo e o trabalho que ele faz.
    Curiosamente fui descobrir afinidades com ele logo quando estava me desligando do trabalho e já não teria mais contato dia a dia. Interessante a vida!
    Parabéns pelo post e por poder dividir com mais pessoas trabalhos tão lindos quanto o dele.
    beijos,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Thiago Busse19.11.10

    Oi Paula. Adorei a entrevista e o trabalho dele também. Parabéns para os dois, e parabéns pelo blog tb. Já está nos favoritos. Bjs

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com