20.1.12

Sleep No More

* por Heloisa A. Collins



Sabe quando todo mundo fala que foi em algum lugar mas não conseguem explicar direito a experiência que tiveram? É super frustrante para que está tentando entender...e foi assim que me senti quando o burburinho ao redor d
o teatro/show/imersão "Sleep No More". Por isso resolvi pagar para ver.

Fatos que eu sabia antes de ir:
* A história é baseada no clássico de Shakespeare "Macbeth";
* É obrigatório o uso de uma máscara para entrar.

Com apresentações esgotadas por meses e meses, eu tive a sorte de achar um slot numa sexta feira 13, as 23:45 para "check-in" no hotel McKittrick - nome do lugar aonde o show está rolando. E a minha experiência foi a seguinte:

Brian, meu marido, e eu chegamos pontualmente as 23h45 para o nosso check-in. Assim que você entra na recepção do "hotel", vc dá o seu sobrenome e entāo a recepcionista te entrega uma carta de baralho virada para baixo dizendo que essa é a chave do seu quarto e "siga em frente pela escuridāo para chegar ao bar". Sim, escuridāo MESMO!

Brian recebeu uma carta diferente da minha, o que significava que entraríamos separadamente. Chegando ao bar, tem um ambiente bem legal ao estilo anos 20/30, com uma banda vestida a caracter da época representada. Ai alguém vai ao microfone e chama as pessoas que possuem carta X para a fila do elevador. Ali fui separada do Brian e me deram a tal máscara. Todas as máscaras sāo iguais: brancas, com um certo bico. Um pouco assustadoras...parece um pássaro como vcs podem ver abaixo:



O motivo? Eles querem que todos sejam anônimos. Que cada um experencie o que quiser - por isso separam as pessoas. O tal do hotel McKittrick tem 6 andares e eles vāo despachando pessoas diferentes em andares diferentes. E o silêncio durante a sua estada no hotel é obrigatório.

Os visitantes andam pelo hotel, subindo e descendo escadas num set fenomenal. Você meio que brinca de detetive, precisando seguir os atores e tentar entender a história. Enquanto num banheiro tem um ator tomando banho completamente nu, limpando sangue do corpo, uma briga pode estar acontecendo no segundo andar.

Sleep No More pede mais de uma visita para poder ligar todos os pontos. Sāo várias cenas acontecendo ao mesmo tempo. No meio de tudo isso, você pode explorar o cenário, abrir gavetas, ler cartas e documentos de autópsia, livros de bruxaria, ossos de passarinhos, uma cama de criança cheia de sangue que só se mostra visível através do reflexo do espelho. Tudo é muito doido!

Brian e eu ficamos por quase 3 horas andando por lá e eu só o achei depois de 2 horas lá dentro. Com as máscaras fica bem complicado achar.

Se interessou? Sleep No More fica em cartaz até Março aqui em Nova York. A companhia britânica Punchdrunk é a responsável por essa experiência única e se vc quiser experenciar, corra para achar um slot...pq a concorrência para o mundo negro de Sleep No More é grande - e vale muito a pena!


Um comentário:

  1. Anônimo21.1.12

    Fiquei com medo, mas curiosa tambem...Conta mais!

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com