14.7.11

14 de julho de 1789, o dia que decapitaram a rainha mais legal da historia



Hoje e o dia que os franceses comemoram a queda da Bastilha, o marco da revolução francesa que mudou a historia do pais. O povo faminto uniu-se com a burguesia e ambos tomaram a bastilha numa das revoluções mais famosas da historia, contra a corte francesa que ignorava as necessidades do povo e ao mesmo tempo vivia numa realidade de luxo, gastos homéricos e total descaso com a população. Desde então Liberté, Egalité, Fraternité  tornou-se o slogan de todas as lutas contra governos opressores e tiranos de todo o tipo.

Em comemoração a isto, resolvi falar do melhor filme já feito sobre isto e da rainha mais divertida da historia apesar dela ter sido um dos maiores motivos de revolta do povo francês. Eles literalmente queriam a cabeça dela como exemplo de toda a debandada e descaso da corte de Versailles.

O filme em questão e Maria Antonieta, da genia Sofia Copolla, que inclusive ganhou um Oscar de melhor roteiro original.

Primeiro falemos do filme. Fotografia espetacular, figurino de cortar os pulsos e uma trilha sonora empolgante e genial. Sofia dirige o filme com a leveza e "despretensiosidade" de sempre como se tudo fosse extremamente natural e corriqueiro. Ela retrata a corte francesa e a rainha como nunca antes e com uma fidelidade aos fatos históricos muito rica. E por falar em riqueza... deixa qualquer um com uma quedinha a futilidade morrendo de vontade de ser a rainha mais famosa da franca, mesmo que isso custe literalmente a sua cabeça.

Quanto a maria Antonieta, não a vejo como uma vila como muitos fazem  a reduzirem-na a sua mais famosa frase sobre brioches e os famintos franceses da época. Ela foi apenas uma marionete despreparada que a corte francesa e os articuladores políticos da época jogaram aos leões literalmente. Aos 14 anos foi tirada da Áustria e jogada em Versailles para um casamento arranjado com o futuro rei Luis XVI, também um adolescente despreparado. E jogaram em ambos a responsabilidade de um pais em ruínas numa corte decadente.

Em meio a opulenta corte francesa, cheia de intrigas, escândalos e futilidades, Maria Antonieta fez o que lhe cabia... Escandalizou a corte com suas festas, gastos e luxos. Enquanto era culpada por não conseguir seduzir seu marido ( o pobre coitado levou 7 longos anos para consumir o casamento) e nem dar herdeiros para a Franca (o que conseguiu lindamente depois) ela se jogava nas festas, jogos, ditou moda, e foi responsável pelos penteados mais opulentos ja vistos na historia. Abusou da alta gastronomia de Versailles, teve um belo amante e se divertiu horrores. Por fim, quando começava a amadurecer, como mãe, esposa e mulher, acabou na guilhotina e deu aos franceses uma bela historia para contar, muitos mitos e lendas.

E, no Filme de Copolla, vemos isso tudo de uma forma animada, frenética e luxuosa, exatamente como a própria Maria Antonieta gostaria de ser retrata penso eu. A trilha e maravilhosa (como ja disse) e dita o ritmo do filme.

Você termina com vontade de usar perucas e comer macarrons e claro, receber seu sapateiro em casa...

Vale ressaltar que lindo Jason Schwartzman e Kristen Dunst estão espetaculares como o Delfin e Delfina da Franca. <3 Jason, <3 Sofia, <3 Maria Antonieta, a primeira it Girl da historia, mas com muito mais classe certamente do que as atuais, só esqueceram de avisa-la que ela tinha responsabilidades de rainha, só isso.

Quem não viu o filme, veja abaixo e empolguem-se pois vale muito a pena. Fiquei com vontade de ver novamente...



Um comentário:

  1. Anônimo14.7.11

    O farmville lançou uma coleção comemorativa e não tem guilhotina. Sem graça, né?

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com