24.5.11

Renata Falzoni La em Casa



Gente, sem palavras para descrever o que esta mulher... Esta semana em que andei pesquisando para fazer este especial, vi muitos vídeos de entrevistas e palestras dela. Ela e completamente inspiradora. Garra, forca e coragem de dar inveja, de verdade. Não e a toa que ela e a precursora do clicloativismo no Brasil e tem um papel tão importante nesta luta, que vai alem dos direitos dos cicliclistas e do papo de mobilidade. E na verdade uma luta por uma vida melhor, mais digna, mais prazerosa. Isso sim é o que eu chamo de buscar a felicidade, e não só dela, de todos nos.
Parabéns Renata!

E com orgulho que hoje recebo ela aqui em Casa para contar um pouco de como é ser Renata Falzoni.



Quem é você, idade e o que faz?
Sou Renata Falzoni, arquiteta de formação, fotógrafa de vocação, trabalho no jornalismo há 30 anos e faz 35 anos que eu troquei meu carro por uma bicicleta.

Da onde vem e pra onde vai?
Da idade adulta para a tal da terceira idade.

O que você tem amado?
Observar e curtir meus netos. São dois.

O que você lê?
Menos livros do que desejaria e muitos artigos sobre a mobilidade sustentável.

Porque você faz o que faz?
Eu me ocupo de atividades que somam prazer a produtividade e que me ajudem a pagar as contas.

Como você se nutre?
Além de comida de boa qualidade, amor de família e chefiar um trabalho de qualidade.

O que toca no seu ipod?
Música boa indo do clássico ao rock.

O que e a felicidade para você?
Harmonia, simplicidade, família, cães 1 e contas pagas.

Qual foi o seu último consumo?
Um café expresso no aeroporto de Roma, com água San Pellegrino gaseificada.

Se eu quiser te encontrar onde eu devo ir?
De bicicleta pelo Parque do Ibirapuera, ou Parque do Povo ou na ciclovia do Rio Pinheiros.

O que você faz de melhor nessa vida?
Influenciar as pessoas a buscar a felicidade simples se transportando de bicicleta.

O que mudou no mundo para o ciclista desde que voce comecou a pedalar?
Quando eu fundei o Night Bikers Club em 1989, apareceu um grupo chamado "Tuesday Night Bikers" no Rio de Janeiro em 1993 ou 1994 e a TV Globo veiculou esse evento nos EUA, pois na época ela tinha uma filial americana.

Dessa visão de  massa de ciclistas ocupando as ruas mais o comportamento dos chineses para atravessar as ruas a pé na China, surgiu o movimento 'Critical Mass" em Sao Francisco. movimento este hoje presente em mais de 400 cidades do mundo. Aqui em São Paulo chama-se Bicicletada.

Acredito que o meu trabalho de filmar viagens em bicicleta ainda seja único, uma vez que eu faço tudo na bicicleta sem apoio de carro, não tenho conhecimento de que alguma TV com o padrão bradcast faça o mesmo, produções de TV de qualidade simples ao ponto do produtor ir de bicicleta apenas.

No Brasil começou-se a falar em "ciclovias", estrutura cicloviária,  e compartilhamento de ruas, depois que nasceu uma geração influenciada por mim e outros cicloativistas conteporâneos a mim. Mas demorou muito.

Um personagem de filme:
O Pateta que é um homem comum que respeita as pessoas e quando entra no carro vira um monstro. Ilustra bem a sociedade do automóvel.

O que te inspira?
Ver cada dia mais bicicletas nas ruas de São Paulo e os números de ciclistas mortos nas ruas caírem a cada ano.

Qual foi a sua melhor experiência sob uma bike?
O dia em que eu aprendi a andar de bicicleta, tinha 5 anos de idade e nunca vou me esquecer a sensação de decolar no tapete voador.

E a pior?
Pedalar 130 km contra o vento na Terra do Fogo em um dia de muito feio e vento.

Qual o melhor pais para pedalar?
Alemanha, Países Baixos Dinamarca, China.

O que falta para o Brasil para chegar la?
Falta igualdade entre as pessoas. O Brasil tem um sério problema de discriminação social e a política pública infelizmente segue por aí. Assim os investimentos são para uma  elite e a massa da população não é beneficiada.

Qual era o seu programa de Tv  e o seu brinquedo preferido quando era criança?
Assistia Lassie e Rintintin e a bicicleta mais os meus cães sempre me foram fieis. Isso perdura até hoje.

O que não pode faltar numa noite perfeita?
Vinho e boa companhia.

Uma válvula de escape:
Uma sauna bem demorada.

Qual o lugar que você tem amado ir ultimamente?
Pedalar na Ciclovia do Rio Pinheiros.

Qual o lugar mais interessante que você esteve no último ano?
Abismo anhumas em Bonito MS.

Dia ou noite?
Dia em viagem, noite em SP.

Quem poderia dirigir o filme da sua vida? ou Qual filme representaria a sua vida?
Frederico Fellini faria um filme nonsense total de minha vida. Se fosse vivo é claro.  Werner Herzog talvez.

Gato ou cachorro?
Cachorros pois tenho muitos, mas os gatos são ótimos também.

Como você lida com a raiva no transito? Imagino que ela seja o pior inimigo do cilcista...
Evito mesmo o motorista raivoso, pois ele pode te matar e no segundo seguinte arrepender-se quando já é tarde.

Congestionamento e pressa é uma combinação Extra Mortal.

E o Brasil, tem jeito?
Tem que mudar muito o foco da política pública. O Brasil é demais de paternalista, não cria cidadãos, e ainda tem orgulho do "jeitinho" brasileiro de desrespeitar regras e fazer valer a lei do mais  forte.

O Brasil tem que combater a impunidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com