27.5.11

Reinventando o Futuro

*Por Thiago Foresti, em participação especial






A ideia do 10porhora surgiu durante alguma viagem de bike minha e do Julião pelo Mato Grosso no ano de 2009. Não lembro se foi Barão de Melgaço, Cáceres ou Poconé. Também não foi algo que surgiu subitamente, foi uma ideia que foi chegando aos poucos, sendo construída e moldada a dez por hora.

O que lembro nesse período é que nossa amizade era recente. Tínhamos recém chegados em Cuiabá, eu vindo de São Paulo e Julião de Minas Gerais. Conhecemo-nos num albergue da cidade, descobrimos o pedal e outras coisas como afinidade, fizemos viagens e nos adaptamos ao calor do estado que acabava de nos adotar.

No começo o mineiro costumava estranhar o fato de eu ficar o tempo todo filmando e batendo foto durante nossas pedaladas. Na época trabalhava numa TV local de Cuiabá e passava boa parte do meu tempo pensando em trabalho. Já Julião nunca foi muito afeito a tecnologias, fotos, vídeos ou qualquer coisa que tivesse botões. Pra se ter uma ideia, bem antes de nos conhecermos ele havia viajado durante seis meses de bike por todo litoral do nordeste e como recordação voltou apenas com um daqueles álbinhos de fotos com 24 poses. O caboclo nunca teve Orkut, Facebook ou coisas do gênero. Pra ele a foto, o vídeo, o souvenir, tudo isso é apenas um detalhe. Gostava de colecionar histórias que ficavam todas guardadas na cachola, um registro subjetivo, que podia esticar e contrair de acordo com a situação; após anos de amizade conheço todos causos de Julião nas suas mais variadas versões.

Com o tempo ele passou a dar mais valor para fotos e vídeos, viu que isso podia ajudar e muito na sua profissão: a de educador.

Julião, de certa forma, também subestimava um pouco a internet. Quase cometia o erro de colocá-la no mesmo patamar da televisão e da mídia convencional (seus maiores inimigos declarados). Quando assistia um noticiário ou programa de TV passava noventa porcento do tempo xingando e dizendo que era mentira. “Quem esses fio da puta querem enganar?”, os outros dez porcento brigava com os botões do controle remoto.  Depois de um tempo abraçou a anarquia da rede mundial e achou um lugar pra ela dentro de sua teoria otimista de mudança de paradigma global. Hoje ele vê muito pouco TV - mas um dos seus passatempos preferidos ainda é xingar o William Bonner.

E por falar em mudança de paradigma, é nesse ponto que fecha a equação do 10porhora. Posso ter contribuído para que ele percebesse a importância da internet e da comunicação visual na nossa sociedade. Mas em contrapartida o otimismo todo defendido por ele com embasamento teórico e prático mudou meu paradigma de futuro. Foram meses de conversa nos bares e espetinhos de Mato Grosso, com questionamento, discussões, embates, reflexões. E então, de repente, eu que vagava por aí descrente na humanidade como um lobo da estepe, achando que o fim era iminente, passei a botar mais fé nesse tal de “futuro”.

Julião diz que precisamos reinventar o amanhã. De fato ele estava certo. Todas as referências que eu tinha do nosso destino como humanidade até meus 15 anos vinham de filmes como “Blade Runner”, “Quinto Elemento”, “Jetsons”, “Exterminador do Futuro”, um futuro com carros voadores, prédios gigantes, abundancia de energia. Mal podia esperar para ter um robô particular ou uma casa que funcionasse por comando de voz.

Mas então a humanidade se deparou com a insustentável desse padrão de desenvolvimento prometido para o futuro e nós passamos a nos deparar com filmes catástrofes como o “Fim dos dias”, “Armagedom”, “2012”, “Independence Day”... afinal, se escolhemos o caminho errado, então é melhor acabar com tudo de uma vez.

Enfim, precisamos de uma nova referência. Queríamos pensar diferente, num futuro mais desacelerado, sustentável, equilibrado. E foi aí que surgiu a ideia do 10porhora... Onde a bike ocupa um lugar de destaque. Ao contrário dos carros voadores, esse é nosso veículo do futuro.


*Thiago Foresti e Jornalista e um dos integrantes do blog 10 por hora. Ja participou também de um 3 por 4 aqui em casa, nesta semana especial de bike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com