31.1.11

Daniel Daibem La em Casa




O transito paulistano na hora de voltar para casa, fica muito mais bacana quando somos presenteados com a voz do musico e radialista Daniel Daibem.
Ele conduz o programa Sala dos Professores onde os magistrados sao nada mais nada menos do que os grandes nomes do jazz e ele, Daniel, e o aluno cdf da turma que num bate papo excelente com os ouvintes, comenta, ensina e nos transporta para o mundo do jazz sem nenhuma pretensão ou arrogância comumente relacionada ao gênero. Sao na verdade 20 minutos de um gostoso bate papo regados a um bom som, tudo conduzido por Daibem. De forma clara, didática e mais do que simpática vamos ouvindo, aprendendo e curtindo o melhor do jazz ja feito e tocado nas radios. Uma boa pedida para relaxar em meio ao caos de Sampa.
O seu processo criativo para apresentar o Sala e tipicamente um improvisso de jazz. Ele, num caderno de 10 materias, divide a pagina nos dias da semana e escreve as musicas que vai tocar em cada um dos programas e poucos comentários que quer tecer a respeito. E o resto, como todo o conhecimento a respeito que lhe cabe, ele deixa fluir normalmente, com o ritmo adequado e improvisa sobre seus comentários, de forma mais que natural o que ouvimos nos programas, que são gravados numa tacada so, as segundas feiras de manhã e nos fornecerão uma semana inteira sala de aula.
Alem do seu trabalho como radialista, ele que e musico, toca com sua Banda hoje, dia 31/01 estréia no Bourbon Street com o projeto Na Roda.
Vamos conferir o seu improviso com as perguntas aqui de Casa.


Quem é você, idade e o que faz?
Daniel Daibem, 38 anos, músico e radialista.

Da onde vem e pra onde vai?
Só sei que vim de Bauru. Prá onde eu vou, por mais que eu planeje, nunca vou saber.

O que você tem amado?
A vida. A respiração. Se bem que a gente sempre tem que lembrar de respirar direito. É o combustível prá todas as outras coisas.

O que você lê?
Sei lá. Acho que leio pouco. A últimas coisas que li foram: a biografia do Wilson Simonal e do AC/DC.

Porque você faz o que faz?
Porque meu coração parece que sempre pulsou prá isso. 

Site ou Blog?
São formatos, né. Eu fico impressionado como as pessoas discutem ferramentas hoje em dia. Tem site bom, site ruim, blog bom, blog ruim, panela boa, panela ruim. O que importa é o que tem nela, né.

O que toca no seu ipod?
Praticamente, o que as pessoas ouvem no meu programa. De verdade! Hoje eu tenho o privilégio de veicular no rádio o que eu ouço em casa. 

Qual foi o seu último consumo?
Um terno preto, porque eu nunca tive um e agora estou usando bastante para tocar em algumas ocasiões.

Se eu quiser te encontrar onde eu devo ir?
Na piscina e na pista do Pacaembu, ou nos lugares onde toco (Madeleine, Bourbon Street, Terraço Italia e Casa de Francisca). No mais, eu fico é em casa, que é uma delícia. Puta vista, puta sol! 

O que voce faz de melhor nessa vida?
Acho que o que eu faço melhor é observar as coisas e as pessoas na rua. Se eu fosse menos preguiçoso acho que seria um bom roteirista. 

Um personagem de filme: 
aquelas meninas de shortinho que o Tarantino botou no "Machete". Uma loucuuuuuura!

O que te inspira?
Os grandes mestres, de qualquer área. Geralmente são os caras que, de tanto colecionarem o simples, acabaram criando algo genial.

Se alguém aparece hoje a noite na sua casa para jantar o que você faria?
Ligaria para minha namorada pois, com ela, rango bom está garantido.

Se você tivesse que trabalhar num circo, qual seria o seu truque?
Palhaço.

E se você pudesse estar na capa de qualquer revista, qual escolheria?
Trip. Gosto da linha editorial.

Qual era o seu programa de Tv  e o seu brinquedo preferido quando era criança?
Spectroman e minha Caloicross, que não era Extra Light, mas me levou para várias trilhas e lugares.

O que não pode faltar numa noite perfeita?
Gente falando baixo.

Uma válvula de escape:
Xingar quem buzina à toa.

Qual o lugar que você tem amado ir ultimamente?
O Terraço Italia, aonde a gente toca toda quarta-feira. 42º andar em São Paulo, não é brincadeira.

Qual o lugar mais interessante que você esteve no último ano?
Ah, NY ainda é minha preferida.

Você é marcante ou passa desapercebido? Gosta disto?
Por trabalhar em rádio, apesar de ser marcante, ainda posso passar desapercebido pelos ambientes. E esse é o barato, entende?

Quais são as suas Divas? Ou heróis, você quem sabe.
Bon Scott, primeiro vocalista do AC/DC, George Benson e, ultimamente, o Marcelo Adnet.

Como funciona a sua tecla SAP?
haha! Tenho dois tipos. Uma que eu uso quando vou falar no rádio e na TV (é que quando estou à trabalho, evito o sotaque de Bauru). Se bem que acho legal a Sabrina Sato falar com sotaque do interior. A outra tecla SAP, aquela da TV, eu sempre uso na língua original. Odeio filme dublado.

Dia ou noite?
Depende prá que. Gosto dos dois. Mas adoro andar à noite e, às vezes, não entrar em lugar nenhum.

Quem poderia dirigir o filme da sua vida? ou Qual filme representaria a sua vida?
Uau! Apesar de não conhecer pessoalmente, acho que o Breno Silveira poderia fazer algo legal. É que eu curti muito o lado emotivo de "Dois Filhos de Francisco"; esse lance de vir prá São Paulo em busca de um sonho e tal...Agora, um filme que representaria a minha vida? De repente, "As Melhores Coisas do Mundo", da Laís Bodansky. (mas meu pai não é viado não, viu!)

Gato ou cachorro? 
Cachorro. Tenho alergia à gato...e não é de propósito! rs

O mundo para você hoje, que fim leva?
Acho um equívoco quando se fala em preservação da natureza. O homem só age assim porque viu que a coisa vai se voltar contra ele mesmo. Prá Natureza mesmo, que se foda se o Urso Panda é bonitinho, se a onça-pintada vai acabar. Ela sempre dá um jeito...não tem esse afeto; é tudo uma questão de sobrevivência. Mas acho mesmo, que se a gente não rever alguns comportamentos, não vamos durar muito. Agora, o mundo, a Terra, tá aí e vai continuar por muito tempo. Ou você acha que a sacolinha plástica tem poder de acabar com o planeta?  

E o Brasil, tem jeito?
Tem. Mas acho que tem um monte de coisas que ainda tem que piorar um pouquinho mais para, só depois, começar a melhorar. Vamos ter que aguentar um pouco mais, né.

Daqui a 10 anos você...
nem imagino. Gostaria de estar fazendo o que faço agora; sendo pago para acordar de manhã e fazer o que gosta. E, aprimorando sempre, é claro.

Um beijo para...
minha mãe, pro meu pai e prá você!

Pedi para ele nos sugerir um playlist, e aqui esta:

Lee Morgan - The Sidewinder
Lou Donaldson - Midnight Creeper
Roberto Carlos - O Show Já Terminou
AC/DC - Ride On
Jimmy Smith e Wes Montgomery - James and Wes
Stanley Turrentine - The Return of The Prodigal Son

E, para dar um gostinho, vamos ao palco.

2 comentários:

  1. Heloisa31.1.11

    Eu adoooro ele! Sempre escutava o prgrama com o meu pai no carro.... que saudades desses dias.

    ResponderExcluir
  2. O Daibem é sensacional!! Curto muito... Até bateu uma saudade do trânsito de SP! Mas o Território Eldorado está aí pra isso (ainda que nao seja o mesmo clima)! show a entrevista!!!

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com