29.11.10

Vidas sobre Rodas


Esta semana, dia 26 estreou o primeira longa metragem sobre skate no Brasil. O documentário e obrigatório para quem anda ou andou de skate, principalmente na década de 80, ou começo 90.
O filme repassa, sempre com um tom saudosista, os primórdios do skate brasileiro, como começou a bombar nos anos 80, suas crises no começo de 90 e depois sua retomada quase heróica com os brasileiros definitivamente na elite do skate mundial.
O documentário conta com os consagrados Christian Hosoi, Lance Mountain e claro, Tony Hawk. Eles dão seus depoimentos e falam muito das suas impressões dos skatistas brasileiros e como eles colocaram o Brasil no topo do skate mundial.
Vemos as historias dos quatro grandes nomes brasileiros, contadas por eles mesmos e por outras personalidades do esporte. Ueda com o seu pai dando todo o apoio e filmando o filho e trazendo a primeira classificação numa final na gringa (Alemanha) com um quarto lugar praticamente impossível. O Mineirinho pivete, ao lado do Hossoi, seu desenvolvimento, a parada com a crise e seu retorno grandioso ganhando vários mundiais. Cristiano Mateus e o half que ganhou de presente do pai, a Ultra, e ajudou o skate brasileiro a sair das margens da sociedade, seu acidente e sua recuperação. E todos os tombos, insistências, conquistas e prêmios do Bob Burnquist e e claro, a sua mega rampa.
O documentário e demais. E feito para quem viveu tudo isto ou para aqueles que são skatistas hoje em dia e precisam conhecer como tudo surgiu por aqui.
Com um tom de celebração ao skate entre amigos, o diretor Daniel Baccaro, consegue colocar na tela todas as facetas esportistas, marginais, e de protesto que o skate representou.
So te digo uma coisa, da vontade de sair do cinema com um skate nos pés.



Abaixo alguns trechos dos arquivos do filme. Ótimos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com