31.10.10

Banksy brinca de Duchamp???

Obra que foi arrematada por US$550 mil


Sexta feira eu assisti ao documentário do Banksy "Exit through the gift shop". Eu sabia que seria muito bom, mas nem tanto.

Muito mais do que um filme sobre arte urbana ou sobre um francês que tem obsessão por filmar e acidentalmente descobre o grafite e apaixona-se por ele, o hilário documentário coloca em xeque a própria arte. É contestador, é bibliográfico, é irreverente. E não poderia ser menos que isto, visto que é o filme de estréia de um dos artistas mais questionadores e brilhantes de nossa época. Como o próprio Banksy diz no começo: "Não é o vento levou, mas tem uma mensagem"

Mostra o trabalho dos grafiteiros de perto, como surgiram os grandes artistas do street art, a virada do mercado, cenas inéditas e nunca vistas e ainda é o melhor registro do mundo do grafite, que está acostumado a ver suas obrar com um certo prazo de validade. E não bastasse este conteúdo maravilho, tem a tal mensagem.

A crítica é sobre como criamos "celebridades" a partir do nada, como a crítica consegue mitificar alguém, muitas vezes a partir do vazio e como é fácil hoje em dia tornar-se hype. A carapuça também cai sobre o mercado de arte cada vez mais consumista e como o próprio Banky fez parte disto; quase que de uma hora para outra suas obras supervalorizaram e começaram a dividir espaços nos maiores leilões de arte com Picasso, Klee, Warhol e tantos outros.

É um tapa na cara nem um pouco sutil a todos: artistas, colecionadores, mídia, etc. E como nas obras dele o senso de humor também está presente e o documentário rende gargalhadas.

E no fim fica a dúvida se o personagem central do filme (o francês obsessivo que tenta fazer um documentário sobre o grafite e acaba sendo o centro do filme), o artista que vemos nascer já grande e renomado, verdadeiramente existiu ou se é mais uma obra do grafiteiro britânico.

Efim, é um prato cheio para quem gosta de uma boa comédia, de street art e de filmes que te fazem pensar. Ele gera no mínimo algumas horas de discussões sobre tudo isto.
Amantes de grafite ou não, vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com