19.6.09

Made in Italy

Ganhei este livro de aniversário esta semana. Poderia dizer que é um livro de culinária, mas não vou, porque não é apenas isto.

É um livro para quem gosta de cozinhar, mas principalmente para os adeptos do movimento Slow Food que, diga-se de passagem, sou fã. Sem falar que também é um livro feito para os adeptos do life style italiano de ser...
É também para quem é apaixonado por comida, porque na verdade, ser apaixonado por comida é uma coisa que obrigatoriamente deveria ser os requisitos de todos os itens que coloquei acima.
Porque não dá para dizer que ama comida sem ser fã do Slow Food mesmo sem conhecer o movimento e não se pode amar comida e ignorar a forma como os italianos lidam com a comida.
Para eles (italianos) a relação com a comida é muito maior do que apenas comer e preparar a comida. É lembrar que comer vai além das nossas necessidades básicas para sobreviver, para eles alimentar alguém é também uma forma de dizer sejam bem-vindos, de agradecer e de compartilhar um pouco de si através da comida. É o prazer de dividir e compartilhar com os outros. É também um resgate à infância e ás raízes da família e do próprio povo quando se lembram das mamas ao fogão quando eram apenas guris.
É tudo isso e mais um pouco que poderia passar horas aqui escrevendo sobre... Mas é melhor comprar o livro para saber mais do que estou falando ou se aprofundar nisso de diversas outras formas, pois também é muito mais uma questão de feeling do que eu ficar aqui tentando explicar o que é isto.
O livro se trata disto e obviamente traz diversas receitas, muitas, muitas mesmo em suas 622 páginas que expressa direitinho o que o título do livro sugere.
Vale muito a pena, não só o livro, mas todo este conceito porque na verdade, quando você começa a buscar por este tipo de coisa não se trama mais de culinária apenas é uma questão maior que acaba tomando conta de toda a sua vida, como tomou da minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com