9.2.12

Eames em uma palavra: Extraordinário


Ontem tive o prazer de assistir a um documentário maravilhoso: Eames, the architect and the painter sobre a vida e obra de um dos maiores designers de todos os tempos: Charles Eames.

Tudo começou com uma cadeira e a vontade de revolucionar o mundo com criatividade e vendo as coisas sob uma ótica diferente.

O documentário vai além do Eames designer, do homem que fez as mais belas cadeiras do mundo. Ele mostra o artista multidisciplinar que era em toda a sua genialidade e ainda aborda o relacionamento amoroso e grande parceria de trabalho com Ray Eames, sua adorável e sempre sorridente esposa. Eles juntos eram um ícone de estilo, modernidade e criatividade. Mais do que um completava o outro, acho que ali funcionava como tantos outros casais geniais. Um suportava o outro. Sem Ray, Eames não teria a estrutura emocional e criativa que foi. Ela a inspirava, dava forças e impulsionava o grande talento do marido. E ele brilhava! Fico encantada com este tipo de casal... Charles e Ray, Frida e Diego, Paul e Simone, Scott e Zelda. Eles fazem valer a máxima que atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher que os inspire, impulsionem o tragam graça a sua vida.


O documentário te transporta para dentro do fascinante Eames Studio em Venice Beach, provavelmente um dos endereços mais criativos do mundo. O estúdio funcionou por quarenta anos e era um retrato da mente de Eames e Ray, como pensavam e trabalhavam. Criatividade espalhada por qualquer pedaço do estúdio.

Criador de tantos e tantos ícones do design, de tantas cadeiras e poltronas que permeiam meus desejos consumistas mais profundos, Eames foi além do tempo, foi além de todas as linhas e realmente revolucionou o design e toda uma indústria. E mais do que isso, transformou cadeiras em sonhos.

Não preciso nem dizer o quão maravilho é este documentário. Além disto é o único registro dele em filme por mais incrível que isto pareça. Assistam, é encantador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com