17.3.11

They were Just Kids

*por Heloisa A. Collins




Que a Nova York dos tempos de Patti Smith and Robert Mapplethorpe era diferente não se tem a menor dúvida. Aluguéis por 120 dollares por mes? Metro por 20 centavos? Que tempo bom.
O tempo aonde todos os artistas do momento se concentravam no Chelsea - mais especificamente no Chelsea Hotel - : Janis Joplin, Andy Warhol, Jimi Hendrix, Bob Dylan entre outros.

A história de Patti e Robert relatada por Patti em "Só Garotos" (Just Kids - USA 2010) é emocionante e vibrante. Com muitas partes difícieis, a transição de um relacionamento de namorada/namorado para amigos foi, aos meus olhos, cheia de ternura. Um amor maior que existia entre os dois foi a única coisa que sempre os uniu, independentemente da forma em que se expressava.
As vitórias, os fracassos, a luta. O livro eh mais que um memoir dos dois; é uma linda história de amor e amizade em sua mais pura forma.

Numa época aonde as drogas estavam super em alta e todos usam heroína aqui e ali, Patti manteve-se sobria. Sobridez que foi validada com os anos: ela foi uma das únicas pessoas que sobraram daquele boom artístico do Chelsea para nos contar a história.
O livro é delicioso de ler e fascinante. Incrível ler como a carreira de dois grandes artistas se desenvolveu. Patti Smith ganhou meu coração com a sua luta e perseverança - não somente pela sua arte mas pelo ser humano que ela é.

Um livro que você nao pode deixar de ler.

Um comentário:

REDE CULTURA

2leep.com