11.2.11

Be green!

* por Heloisa A. Collins




Hoje em dia todo mundo fala sobre o aquecimento global, reciclagem, descongelamento das geleiras e por ai vai.
Muito se fala também como cada um deveria fazer a sua parte. Eu, por exemplo, reciclo tudo. Tenho as sacolas para plásticos/vidros e outra para papéis. Levo a minha própria sacola para o mercado. Sempre que compro algo na farmácia, papelaria etc, evito pedir sacolas: coloco tudo na minha bolsa. Compro também produtos orgânicos, que foram cultivados sem danificar o solo; produtos que vem em embalagens biodegradáveis.
Como aqui em Nova York ter um carro é desnecessário para o dia-a-dia, no verão eu ando ou uso a minha bibicleta para cruzar a ponte do Brooklyn, ir ao supermercado, dar um pulo na farmácia, visitar uma amiga. Vou pra cima e para baixo para não pegar ônibus ou metrô. Além de ser um ótimo exercicio, faz super bem para a mente.

Vendo esse post aqui, pensei na minha amiga Michelle que entrou na mesma onda, porém numa situação muito mais desafiadora. Ela vive na Cidade do México, cidade a qual o Los Angeles Times citou como a que tem o pior trânsito do mundo em 2008 e ano passado a cidade conquistou o titulo novamente.
Michelle começou a ir de bicicleta para o trabalho. São 20 kilometros que ela se aventura, duas vezes por semana, para poder chegar na empresa na qual trabalha. Além de chegar mais energizada, ela deixa de emitir gas carbônico na atmosfera 8 vezes ao mes, num total de 20 dias uteis. Sem contar o fato que nos finais de semana ela e seu noivo saem para desbravar a cidade de bicicleta, faça chuva, faça sol.


Michelle e sua companheira "Flaca"


Agora, qual foi a ultima vez que voce pedalou na sua bike? Será que não dá para acordar mais cedo e ir para o trabalho pedalando? Ou chegar em casa e ir para a academia de bicicleta? Ir na feira? São Paulo é complicado mas para fazer atividades locais, por que não deixar o carro na garagem e andar de bicicleta ou quiçá a pé?

Vamos ter mais dias sem carro por ano. Temos que fazer disso uma rotina.
Cada um fazendo um pouquinho, além de stay fit a gente dá uma mãozinha para o nosso planeta.

Um comentário:

  1. Nao acredito que vc escreveu de verdade! Siim!
    O que comentar sobre esse post, essa mudanca na minha vida...confesso que a sensacao de liberdade é imensa, mas tambem eh importante ressaltar que devemos tomar todos os cuidados necessarios antes de sair pedalando por ai numa cidade grande assim. Quando uma pessoa enfrenta o transito e vai pro trampo de bike, em plena hr do rush, o que menos interessa é estar linda e cool, com roupas lindas, etc. O que interessa é a sua seguranca, por isso, minha bike pisca como arvore de natal, uso roupas visiveis, chamativas, pulseiras refletoras, casco, farolzinho...tudo!
    Mas no final das contas, vale a pena.
    Confesso tambem que essa semana me superei: deixei a bike em casa apenas 1 dia: foram 4 dias vindo pro trabalho pedalando.
    :) Go green!

    ResponderExcluir

REDE CULTURA

2leep.com