27.1.11

O Magico, Sylvain Chomet


Vocês assistiram Bicicletas de Belleville? Bom... assistam, ja falei brevemente deste filme por aqui... E uma obra prima. Durante a mostra de cinema, me deparei com mais uma animação do mesmo  diretor, o consagrado Sylvain Chomet, francês e talentosíssimo.
Indo na contramão de todas as mega produções de animações dos grandes estúdios, Chomet pega pesado na melancolia, no resgate do passado e nas técnicas antigas de animações provando que tudo isso da um bom caldo.




A começar pelas ilustrações... Deus... são de chorar de lindas, as paisagens das cidades, a caracterização dos personagens... Tudo impecavelmente lindo.
Este filme, que estreou esta semana, trata-se da historia de um magico decadente, na decada de 60 que se ve a beira da falência, sem ter onde trabalhar e o publico cada vez mais escasso. Nao vou contar mais nada, pois nao precisam saber... Este e um filme para quem aprecia a arte, a melancolia e todo o clima retro muito bem resgatado por Chomet e o divino roteiro do francês  Jacques Tati (1907 - 1982) que sempre foi tido como o Chaplin do cinema francês.







A trilha, também recorrente nos filmes de Chomet, e impecável e deliciosa. Assim como em Belleville o filme e quase mudo, nao ha diálogos e eles nao se fazem necessários.
Concorrendo aos Oscar de melhor longa de animação, junto com o queridinho Toy Story 3, o páreo esta duro, mesmo porque sao filmes incomparáveis. Eu mesma nao sei para qual daria, porque cada um esta perfeitamente encaixado no seu quadrado.
Mas, de fato isso nao importa muito, nao e mesmo?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

REDE CULTURA

2leep.com